quinta-feira, 28 de julho de 2011

DIET OU LiGHT?




Quem nunca ingeriu alimentos diet ou light para economizar nas calorias ingeridas e não ganhar peso?
Brincadeiras a parte, esses alimentos estão entre os mais ingeridos, principalmente quanto à promessa de perda de peso ou ainda a sensação de poder comer qualquer quantidade sem a preocupação dos quilinhos a mais na balança. Perigo à vista! Dependendo da quantidade ingerida, os alimentos “light” ou “diet” podem sim significar ponteiros a mais na balança. Entenda por quê.

Os alimentos designados como DIET, são formulados especialmente para pessoas que têm restrição ao consumo de açúcares, ou seja, portadores de Diabetes Mellitus. Esses alimentos são sim, isentos açúcares, mas de não de gorduras (principalmente as saturadas, perigo!)... normalmente, há adição desse último nutriente, dentre outros aditivos, para preservar o paladar do produto modificado. Vamos dar o exemplo clássico do chocolate diet: compare sempre a quantidade de gorduras e sódio entre as versões normais e diet...é sempre maior! Por isso, nem sempre apresentam diminuição significativa de calorias. Conferir o rótulo é fundamental!

Já os alimentos LIGHT, são aqueles que apresentam uma redução mínima de 25% nas quantidades totais de calorias, carboidratos, gorduras ou açúcares, em relação ao alimento convencional. Ele não é indicado necessariamente para pessoas com algum tipo de doença, mas normalmente é preferência número um para quem está fazendo dietas de emagrecimento ou simplesmente saborear com prazer sem pesar tanto na consciência... cuidado: as pessoas estão ingerindo sem moderação, e normalmente acabam percebendo a diferença na balança. Não podemos esquecer da adição de adoçantes artificiais, corantes, conservantes, aromatizantes, e tantos outros nomes esquisitos que podem ter uma influência muito negativa sobre a nossa saúde. Por que será que o suco de frutas que você prepara pela manhã, já não tem o mesmo sabor à tarde, e o suco industrializado dura cinco dias na sua geladeira sem alteração de sabor? Por isso a importância da comparação de rótulos. Normalmente esses produtos são mais caros do que as versões convencionais, e você poderá está gastando mais por um alimento que não necessariamente precisa ser substituído. Quanto mais natural o alimento/produto melhor! Lembre-se que para o organismo exercer TODAS as suas funções adequadamente, é necessário o consumo de vitaminas e minerais... dê sempre preferência a qualidade nutricional e não a quantidade de calorias. Se economizarmos em oferecer os nutrientes necessários para nosso organismo, ele também economizará em trabalhar e exercer suas funções adequadamente (entendendo melhor:é como o pedreiro estar em uma obra sem cimento e tijolo para construir, sem matéria-prima, não dá!) . Invista na sua saúde para não gastar na doença... Pense nisso!

Importante: Diabéticos só poderão ingerir produtos light se o mesmo apresentr além da redução dos nutrientes especificados acima, isenção total de açúcares.

Seguem algumas dicas para deixar o seu dia-a-dia mais saudável, saboroso e a melhor parte: sem culpa!
Na hora de adoçar o suco, opte pelas frutas mais maduras (que confere o sabor mais doce), ou adicione pequena quantidade de mel;

Adicione ervas, alho e cebola com quatro colheres de sopa de pasta de soja (ou iogurte natural) em substituição à maionese;

Troque a gelatina comum, pela versão natural, feita por você: prepare a gelatina sem sabor (ou ágar ágar) e bata no liquidificador com frutas como manga, maracujá ou ainda com suco de uva orgânico. É totalmente natural!

Refrigerantes? Não, obrigada. Prefira sempre suco de frutas naturais. (Faça combinações diferentes: que tal maracujá com manga ou laranja com abacaxi?)

Não esqueça: suas escolhas de hoje determinarão sua saúde (ou doença) de amanhã...
Muita saúde a todos!
Sílvia Coelho