quarta-feira, 13 de julho de 2011

COMBATENDO O CÂNCER COM OS ALIMENTOS ANTI-CÂNCER




No Brasil, a incidência de câncer se torna mais evidente à medida que ocorre o envelhecimento da população. Atualmente, o câncer representa a segunda causa de morte no país. Na faixa etária acima de 40 anos de idade já é a principal causa de óbitos. A alimentação é considerada um fator de risco modificável. Mudanças na dieta que podem diminuir o risco de desenvolver câncer e até mesmo ajudar a combatê-lo.
Já sabemos que alguns alimentos contribuem para o desenvolvimento do câncer, enquanto outros podem conduzir para reduzir as chances de desenvolvimento da doença. Em linhas gerais os tumores se desenvolvem através de células defeituosas, conhecidas por neoplasias e se desenvolvem pela formação de novos vasos sanguíneos, conhecidos pela angiogênese. A adoção de um padrão alimentar que combata as células tumorais, fortalecendo o sistema imunológico, bem com combatendo a formação de novos vasos que irrigam o tumor.
Uma dieta “anti-câncer” poderá contribuir para a redução das chances de risco para diversos tipos de cânceres como os de cólon, de reto, de próstata, de mama, entre vários outros. Além disso, adotando uma dieta mais saudável também a pessoa ganhará “de quebra” proteção contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Abaixo os alimentos que, comprovadamente, combatem o câncer:
Quadro com resumo dos principais alimentos anticâncer
Alimento
Princípio Ativo
Função
Chá verde
Polifenóis/ Catequinas
Bloqueia os receptores que desencadeiam a formação de novos vasos. Desintoxicante.
Açafrão da Terra
Curcuma Longa (Curcuminóides).
Desencadeia a apoptose (suicídio celular) das células cancerosas.Bloqueia os receptores que desencadeiam a formação de novos vasos.
Interfere na ação dos NF-Kappa B (protetor das células cancerosas contra as defesas do corpo).
Cogumelos ( Shitake)
Lentinan e outros polissacarídeos
Estímulo do sistema imunológico.
Frutas vermelhas (1)
Ácido elágico e outros poderosos antioxidantes.
Bloqueia os receptores que desencadeiam a formação de novos vasos.Desintoxicação das células.
Temperos (2)
Terpenos
Reduzem a proliferação de células cancerosas a induzem à apoptose.
Legumes crucíferos (3)
SulforafaneGlocosinolatos
indole-3-corbinol
Bloqueia os receptores que desencadeiam a formação de novos vasos.Reduzem a proliferação de células cancerosas a induzem à apoptose.
Desintoxicação das células.
Alho, cebola, alho-poró e cebolinha
Alináceos
Bloqueia os receptores que desencadeiam a formação de novos vasos. Controle da taxa de açúcar no sangue.
Soja
Isoflavonas
Bloqueia os receptores que desencadeiam a formação de novos vasos.
(1) Amora, framboesa, morango, Maçã, Romã.
(2) Hortelã, tomilho, orégano, manjericão e alecrim.
(3) Couves (de Bruxelas, chinesa, brócolis, couve flor…) e repolhos.
Outros: legumes e frutas ricos em carotenóides (Cenoura/mamão), Gengibre, tomate (cozido), cítricos, suco de romã, vinho tinto/Suco de Uva, chocolate meio-amargo(70% cacau),vitamina D(Tomar + Sol ).

Outras dicas importantes:
· Controle da ingestão de gorduras saturadas e evitar as gorduras do tipo “trans”; contidas em biscoitos e sorvetes.
· Escolher as gorduras certas, ricas em ácidos graxos ômega-3, encontradas no azeite de oliva e óleo de canola. O ômega 3 está presente, em maior quantidade, nos peixes de águas salgadas e frias, como: atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão.
· Aumentar o consumo de fibras. Escolher alimentos integrais, aumentar o consumo de frutas e de vegetais, acrescentar fibras e farelos aos preparos de alimentos podem ser pequenas, porém importantes mudanças nos hábitos alimentares.
· Incluir no mínimo 5 porções de frutas e vegetais ao dia. Há consenso de que o consumo de frutas e vegetais tem papel protetor contra o desenvolvimento de câncer. Isso se deve, em grande parte, aos seus compostos nutritivos, vitaminas e minerais.
· Reduzir o consumo de carne vermelha.

É importante frizar que o tratamento convencional com quimioterapia, radioterapia ou qualquer outro equivalente prescrito pelo oncologista DE FORMA ALGUMA DEVE SER ABANDONADO. O uso dos alimentos anti-câncer vem a complementar e fortalecer o seu organismo e seu sistema imunológico. Uma dica, para iniciar o dia, é com o suco que tomo TODOS OS DIAS PELA MANHÃ: http://longevitaortomolecular.blogspot.com/2011/06/suco-funcional-do-dr-telmo-diniz.html.
Abraços e boa saúde.