quarta-feira, 6 de julho de 2011

Nutricosméticos a Favor da Estética


Nutricosméticos são nutrientes que usados por via oral pretendem melhorar aspectos estéticos, como a pele ,unhas e cabelos.

Já é de conhecimento geral que uma alimentação desequilibrada, com maior consumo de alimentos processados de baixo valor nutricional, como açúcar refinado, provenientes da farinha branca e carnes vermelhas promovem um envelhecimento mais precoce e, portanto, piora da estética. Você certamente já ouviu falar que a carne vermelha é pior para a saúde do que o consumo de peixe. A resposta: carne vermelha forma mais ômega 6 que por sua vez aumenta a inflamação no nosso organismo; enquanto peixe tem mais ômega 3, que é um antiinflamatório. Portanto, o ômega 3 melhora a saúde e a estética da pessoa.

Devemos sempre ressaltar que àquela pessoa que pretende ter boa saúde e melhorar a parte estética deve dar lugar a uma alimentação diária e rica em verdura, legumes, hortaliças e frutas; além de grãos integrais e dos óleos essenciais, como os presentes no azeite e nas nozes. Não esquecer da hidratação é claro! Pele boa é pele hidratada. O intestino deve também funcionar regularmente, ou seja, todos os dias. Uma pessoa com constipação(intestino preso) certamente não terá absorção adequada dos nutrientes, além de absorver toxinas para a circulação. Várias pessoas constipadas têm acne. Fato comum e corriqueiro observado em consultório.

A suplementação entra em cena nos casos em que determinada pessoa não consome dentro da sua dieta, substâncias que seriam importantes para os objetivos que ela quer atingir. Por exemplo: o uso do chá verde; do vinho ou do suco de uva; pessoas que não consomem peixes regularmente; pequeno consumo de soja no seu dia-a-dia; o uso do cacau naquela pessoa que está com receio de engordar, devido ao valor calórico maior; o mesmo ocorrendo com pessoas que não consomem castanhas-do-pará, que são os únicos alimentos que contém um mineral essencial (Selênio).

Nas mulheres com queda excessiva de pelos, inicialmente devemos investigar possíveis causas orgânicas, como a baixa de ferro e de seus estoques no organismo, além de alterações de fundo hormonal. Suplementos que contentam algumas das vitaminas do complexo B, biotina, sílica (Exynutriment), o aminoácido acetil-cisteína, colágano hidrolizado, as vitamina A,C e E entre várias outras são de grande utilidade nas questões estéticas. Destaque especial para um fitoterápico de nome GojiBerry. Guardem este nome. Substância que possui 18 aminoacidos diferentes, dos quais 8 são essenciais, 21 minerais e várias vitaminas. Tem diversos benefícios a saúde, que não cabe discutirmos neste texto, pois seus efeitos benéficos são extensos. Seu efeito “anti-aging”, provavelmente, é devido ao aumento da liberação do GH(hormônio do crescimento).

O uso dos suplementos devem sempre ter um acompanhamento médico e/ou nutricional, sendo necessários conhecimentos de dosagens a serem introduzidas e tempo de tratamento. O uso de suplementos por conta própria pode acarretar problemas de saúde.