sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Rótulos de alimentos - Você sabe o que está comprando?

O rótulo do alimento é uma forma de comunicação entre os produtos e os consumidores, e saber identificar o que é realmente importante, é o primeiro passo para boas escolhas alimentares. Mas, se diante de letrinhas minúsculas, tabelas e outras informações, você fica confuso e acaba pegando o primeiro produto que vê na prateleira, cuidado, você está colocando sua saúde em risco.
Então, não se deixe enganar por embalagens super coloridas e repletas de promessas nutricionais, afinal, embalagens são como pessoas; o que importa é o conteúdo!
Veja só por onde começar:
Lista de Ingredientes
É a parte mais importante do rótulo, pois diz exatamente o que contém no produto. Então abra bem os olhos e não deixe que as letrinhas pequenas façam você desistir logo no início.
▪ Os ingredientes estão sempre em ordem decrescente, isto é, os primeiros ingredientes são os que estão em maior quantidade. Se o primeiro ou segundo ingrediente for açúcar ou gordura, por exemplo, fique alerta!
O tamanho da lista de ingredientes é outra maneira de saber o que você está comprando. Quanto maior for a lista, mais aditivos químicos estará contido ali, e pior será a sua composição. Opte sempre pelo produto que tiver a menor lista.
▪ Compare a lista de ingredientes de dois ou mais produtos similares antes de decidir por uma marca, afinal, ao lado do produto que você escolheu, pode haver outro muito melhor. No início pode parecer cansativo e complicado, mas como tudo na vida é questão de hábito, após algum tempo isto se tornará automático.
▪ Nomes diferentes podem ter o mesmo significado, então não se deixe enganar. Alguns exemplos são:
- sacarose, glicose, xarope de glicose, xarope de milho, dextrose =
AÇÚCAR
- sacarina sódica, ciclamato de sódio, aspartame, acessulfame-K, sucralose, sorbitol, manitol, xilitol, stévia = ADOÇANTES OU EDULCORANTES
- margarina, gordura vegetal hidrogenada, gordura vegetal, gordura hidrogenada, óleo vegetal hidrogenado, gordura de palma = GORDURA TRANS
▪ Cuidado com aqueles nomes complicados e extensos; eles são aditivos químicos, substâncias produzidas em laboratório e altamente prejudiciais ao funcionamento do nosso organismo. São repletos de sódio em sua composição e causam desde alergias, retenção líquida, problemas cardíacos até problemas renais.
Apesar de estarem mais no final da lista, o que prova que estão em menor quantidade, não deixam de serem perigosos.
Podem estar sob a forma da sigla
INS (international numbering system) acompanhada de números (INS 900, por exemplo) ou com a terminação ANTE: adoçante ou edulcorante, antiumectante, umectante, espessante, geleificante, corante, flavorizante. Quanto menos disto tudo melhor!
Prazo de Validade
Além de nos informar até quando é seguro e adequado consumirmos um produto, também nos diz quais produtos são mais ou menos saudáveis. Isto porque produtos com prazo de validade muito grande vão precisar de muitos ANTES (os aditivos químicos, que acabamos de mencionar), para que permaneçam na prateleira do supermercado por muitos meses sem estragar.
Tabela Nutricional
De todas as informações, esta é a que menos importa. Não precisamos ficar contando calorias e saber números de tudo o que comemos, afinal, saúde é bem mais do que isto! Mas algumas informações contidas aqui podem ser úteis, se bem entendidas:
page2image14856 page2image15016 page2image15176 page2image15336 page2image15496 page2image15656 page2image15816 page2image15976

Porção de: todos os valores da tabela são calculados para uma quantidade de produto que consta em gramas ou unidade. Então, se a quantidade de calorias for 109 kcal para 20
biscoitinhos integrais e você comeu o pacote todo que tem 80 unidades, você estará ingerindo 4 vezes mais calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, sódio e tudo mais que estiver na tabela nutricional.
Quantidade de sódio: em excesso é prejudicial e portanto devemos ficar alertas. Na coluna que diz % VDR (valores diários de referência), procure sempre produtos que contenham de 5 a 10% de sódio. Mais do que isto, já é um problema!
Gordura trans: muitas vezes não consta na tabela nutricional, mas quando você vai checar a lista e ingredientes, lá está ela! E sabe por quê? Porque até uma certa quantidade não é
preciso informar na tabela nutricional, mas é obrigatório constar na lista de ingredientes. Você pode até argumentar que se contém tão pouco, mal não vai fazer, mas imagine quanto deste produto você ingere ao longo de um ano! Sendo assim, o efeito cumulativo é o que importa!


Como vimos, com a informação correta, um pouco de prática e boa vontade, podemos sempre escolher dentre as várias opções que estão no mercado, produtos mais adequados e saudáveis. Boas compras!