sábado, 29 de novembro de 2014

REFLUXO, QUEIMAÇÃO ou GASTRITE? Estas dicas podem ajudar


Tenho recebido muitos pacientes sofrendo com REFLUXO, QUEIMAÇÃO ou GASTRITE e resolvi “dar uma ajuda na questão”; quer melhorar (ou até curar-se) antes de usar remédios (ou usa-los por menos tempo)? Aí vão dicas:
PRIMEIRO LUGAR:
- Melhore seus hábitos de vida, sobretudo ingestão regular de água, exercícios físicos regulares (que ajudam a melhorar a digestão e o esvaziamento gástrico), sono (quem dorme mal tende a ter mais acidez no dia seguinte), diminuir stress (que aumenta a acidez), etc
Mais sobre os bons hábitos que todo ser humano deve ter, aqui:
http://www.icaro.med.br/artigos/…
SEGUNDO LUGAR:
Melhore BEM a sua alimentação, já que muitos casos destes sintomas digestivos estão associados à ingestão de alimentos “pesados” (de digestão ruim, como a maioria das carnes vermelhas, dos feijões, dos muito gordurosos), excessivamente temperados, em quantidades grandes demais ou que sabidamente fazem mal para o paciente (e Deus-sabe-por-que ele continua ingerindo...). Ademais, se você encher o estômago demais de qualquer alimento ele tende a produzir ácido para “dar conta do recado” e muitas vezes o faz em excesso, assim levando a refluxo, queimação, gastrite e afins.
Aumente a ingestão regular de fibras (ajudam a manter a acidez sob controle, bem como proporcionam melhor "limpeza" do aparelho digestivo e melhoria da população de boas bactérias, que nos ajudam de várias formas) e não fique muito tempo sem comer ou ingerir líquidos, para evitar excesso de produção de ácidos quando comer ou que o ácido que fica no estômago (sem a neutralização que deveria vir dos líquidos e alimentos ingeridos regularmente) ataque a ele mesmo (e esôfago).
TERCEIRO LUGAR:
Retire alimentos de intolerância do seu cardápio
Sugiro que retire o glúten e leite (incluindo derivados) da sua dieta por pelo menos uma semana e depois me conte os resultados... Vejo que mais de 70% das pessoas melhoram (ou até curam-se, em alguns casos) por esta simples medida, já que por vários fatores diferentes a digestão destes costuma ser lenta, péssima e costuma levar a maior produção de ácido e inflamação do aparelho digestivo.
Entretanto, em muitos casos são outros alimentos que causam todo este mal: o ideal é que você observe-se bem e procure identificar e retirar estes, idealmente junto a bom acompanhamento competente por médico e/ou nutricionista.
* No www.icaro.med.br falo mais sobre o glúten e o leite. Acesse e entenda!
QUARTO LUGAR:
Podem ajudar: chá de espinheira santa, suco de babosa (industrializado e purificado: cuidado com artesanais porque há parte da babosa que é tóxica), óleo de copaíba, própolis em extrato não-alcoólico, suco verde (Ajuda a alcalinizar e manter limpo o aparelho digestivo e organismo como um todo), dieta alcalinizante, ... Converse com seu profissional de saúde competente e veja com ele se estes aplicam-se ao seu caso.
QUINTO LUGAR:
Corrija alterações em exames, já que carências (ou mesmo excessos) de alguns minerais, vitaminas, hormônios e neurotransmissores (e outras alterações gerais) podem levar a sintomas digestivos como parte do quadro clínico que determinam.
• Lembre-se que, em casos menos comuns, estes podem ser meros sintomas de distúrbios orgânicos mais graves; assim sendo, tenha acompanhamento competente, sobretudo se em caso de não melhoria ou mesmo agravamento dos sintomas!
Um abraço
Dr. Ícaro Alves Alcântara
• Siga-me nas redes sociais, para dezenas de dicas diárias em saúde:
Fanpage dr.icaroalves
Twitter @qualidade_vida
Google+ icaroalves
Instagram @icaroalves
Soundcloud e Slideshare: icaroalves
Facebook icaro.aa
Youtube: icaroalvesalcantara
P.S.: Aguardo sugestões para melhorar este (via icaro@icaro.med.br), caso tenha esquecido de mencionar algo ou haja incorreções que mereçam atenção! Agradeço por comentários e divulgação!