terça-feira, 11 de novembro de 2014

A importância do aleitamento materno na prevenção de oclusopatias.


Segundo a Organização Mundial da Saúde o aleitamento materno exclusivo é indispensável nos primeiros seis meses e complementar até o final do segundo ano de vida da criança.
Muitos estudos reportam o tempo mínimo de aleitamento materno exclusivo de seis meses para demonstrar uma associação negativa com a presença de hábitos de sucção não nutritivos, pois este tempo é relatado na literatura como período suficiente para o completo desenvolvimento morfo-funcional do bebê.
Em um estudo do Programa de Pós-graduação em Odontologia Preventiva e Social, da UNESP de Araçatuba, foi possivel verificar a associação entre prática do aleitamento materno e a aquisição de hábitos de sucção não nutritivos e oclusopatias. Foi feito uma pesquisa, na qual foram realizadas entrevistas com as  mães de crianças de 3 a 6 anos de idade de Araçatuba-SP e exames clínicos foram realizados em 306 crianças para verificação de oclusopatias (anomalias do desenvolvimento dos dentes e/ou arcos dentários que ocasionam desde um desconforto estético, nos casos mais leves, até agravos funcionais e incapacitações, nos casos mais severos).
Como 
resultado, a maioria das mães (86,4%) amamentou seus filhos, entretanto, apenas 33,4% delas amamentaram exclusivamente no peito até seis meses de vida. As oclusopatias estiveram presentes em 54% das crianças e, entre estas, 83% não foram amamentadas no peito até seis meses de idade. Os hábitos de sucção não nutritivos estiveram presentes em 53,3% (176) das crianças, sendo o uso de chupeta (31,2%), o mais prevalente. Houve associação significante direta entre a falta de aleitamento materno e as seguintes variáveis: presença de oclusopatias; mordida aberta; mordida cruzada anterior, hábitos de sucção não nutritivos e uso de chupeta. A falta de aleitamento materno exclusivo esteve associada com uso de chupeta.
A manutenção da amamentação natural promove um intenso trabalho da musculatura peribucal, influencia o desenvolvimento correto dos padrões ósseos e musculares, gerando fadiga nos músculos, fazendo com que a criança satisfaça seu instinto de sugar e não necessite de uma sucção não nutritiva. A amamentação artificial não exige esforços, o que gera uma desordem no desenvolvimento normal da musculatura e dos maxilares. Com o intuito de suprir as necessidades de sucção durante o período de lactância, a criança tende a apegar-se a hábitos de sucção não nutritivos, como o de sucção de lábio, dedo, chupeta e outros objetos. Todo hábito que perdurar após os três anos ou tiver alta frequência, será mais deletério e capaz de causar oclusopatias graves.
Como conclusão, o aleitamento materno, além de inúmeras vantagens, exerce papel preventivo na aquisição de hábitos de sucção não nutritivos e na prevalência de oclusopatias. Estes resultados mostram que o incentivo ao aleitamento materno pode ser uma forma eficaz e pouco onerosa para a prevenção de oclusopatias.
É importante enfatizar que a Odontologia atualmente está voltada a atuar preventivamente desde a vida intrauterina, por meio de orientações às gestantes para a sua saúde bucal e geral, e dessa forma agir preventiva e positivamente na saúde bucal de seus filhos.

Fonte: Rev. odontol. UNESP vol.42 no.1 Araraquara Jan./Feb. 2013

Dra Taluana Cezar Modesto França – CRO DF 4681
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Periodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares
Site: www.dual.odo.br Facebook: dual.topdentbrasilia (curta nossa página)