quarta-feira, 22 de outubro de 2014

O homem ou a mulher, quem manifesta mais dor?


Existe um grupo específico de estudos na IASP (International Association for the Study of Pain) para verificar as diferenças entre gêneros na manifestação da dor. Pode se observar que as diferenças envolvendo homens e mulheres são mais relevantes em pesquisas clínicas que os resultados de estudos de laboratório. Os estudos realizados até o momento indicam que as variáveis psicológicas e sociais podem influenciar fortemente a percepção de dor e muitas vezes podem explicar mais da variância associada à dor do que as variáveis biológicas (na maioria das culturas os homens são criados para tolerar dor, sendo esta tolerância um sinal de força e superioridade).
De um modo geral, as mulheres apresentam uma maior quantidade de síndromes dolorosas crônicas em relação ao homem (como migrânea crônica, síndrome do intestino irritável, fibromialgia, entre outras). Elas também tendem a apresentam maior incapacidade quando comparando síndrome dolorosas semelhantes. Fatores hormonais podem estar envolvidos com estes achados (o estrógeno modula vias serotoninérgicas, dopaminérgicas e sensibiliza receptores NMDA). Além disso, as mulheres também apresentam mais sintomas depressivos e ansiosos, os quais estão diretamente ligados à dor crônica. De toda forma, ainda não há um consenso universal sobre este tema e novos estudos ainda estão acontecendo para esclarecer assunto tão polêmico.
Fonte:  Site: viversemdor.com
Studying sex and gender differences in pain and analgesia: A consensus report”. Pain 132 (2007): S26 – S45. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2823483/

Dra Taluana Cezar Modesto França – CRO DF 4681
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial/ Ortopedia Funcional dos Maxilares
Especialista em Periodontia
Especializanda em DTM e Dor Oral Facial
Site: www.dual.odo.br Facebook: dual.topdentbrasilia (curta nossa página)