terça-feira, 14 de outubro de 2014

Há uma relação entre doença gengival e disfunção erétil?


Um novo estudo publicado no Journal of Sexual Medicine descobriu que a periodontite, uma infecção crônica das gengivas,  pode contribuir para a disfunção erétil. É um achado de uma pesquisa da Universidade Inonu, na Turquia. Segundo este estudo, homens que sofrem de gengivas inflamadas são três vezes mais propensos a ter problemas de ereção.
Ao todo, 80 homens com o problema, entre 30 e 40 anos, participaram da pesquisa, assim como um grupo de controle de 82 homens sem problemas de ereção. No grupo dos que tinham a disfunção, 53% tinham gengivas inflamadas, em comparação com 23% no grupo de controle.  As características dos pacientes, incluindo índice de massa corporal, renda familiar e grau de escolaridade foram semelhantes em ambos os grupos.  Os resultados mostraram que os homens com doença periodontal grave eram 3,29 vezes mais propensos a sofrer de problemas de ereção.
Quem não escova os dentes ou usa fio dental tem mais bactérias na gengiva. Estas podem se mover para a corrente sanguínea e vasos sanguíneos, criando placas e entupindo-os, o que torna a ereção mais difícil. Outro motivo para a relação é que a periodontite, uma doença inflamatória crônica conhecida por danificar as gengivas e bloquear uma enzima chamada eNOS, que ajuda os homens a conseguir uma ereção.
Portanto, recomendamos consultas odontológicas no mínimo 2 vezes ao ano, e o uso regular da escova e fio dental. Cuidar de seus dentes vai ajudar a sua saúde em geral – e, talvez, ajudar a evitar a necessidade de medicamentos para disfunção erétil.
Fonte:
J Sex Med. 2013 Mar;10(3):838-43. doi: 10.1111/j.1743-6109.2012.02974.x. Epub 2012 Dec 4.
Is there a relationship between chronic periodontitis and erectile dysfunction?
Dra Taluana Cezar Modesto França – CRO DF 4681
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial/ Ortopedia Funcional dos Maxilares
Especialista em Periodontia
Especializanda em DTM e Dor Oral Facial
Site: www.dual.odo.br Facebook: dual.topdentbrasilia (curta nossa página)