domingo, 19 de outubro de 2014

Cuidados para treinar com segurança nos dias secos e de baixa umidade do ar


A baixa umidade e as altas temperaturas continuam castigando os brasilienses. No domingo os termômetros marcaram 31,3º C, a maior temperatura já registrada neste ano, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, no sábado a umidade relativa do ar chegou a 12%, menor índice dos últimos seis anos. Mas mesmo com os baixos índices a população continua brincando com a saúde. Prova disso são as inúmeras pessoas que são encontradas no Parque da Cidade praticando atividades físicas nas horas de pico de alta temperatura e baixa umidade.

Por conta da estiagem os atletas devem ter cuidado redobrado com a saúde. O professor de educação física, Éder Bezerra, recomenda que os praticantes de esportes evitem atividades ao ar livre e façam uma hidratação intensa. “Quando as atividades físicas forem mais demoradas (mais de uma hora) é recomendado que as pessoas façam uma suplementação com isotônicos”, informou o professor. Éder explica que se os atletas não tomarem esses cuidados poderão sofrer com queda de pressão, náuseas e até desmaios.
No entanto, não é só quem pratica atividades físicas que deve se preocupar com a seca. O médico residente Fernando Costa recomenda à população beber bastante líquido durante o dia, evitar exercícios intensos, principalmente no horário de 10h da manhã às 15h da tarde, e usar filtro solar. Índices de umidade relativa do ar abaixo de 20% são considerados preocupantes pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Roberto Gimenez é militar e um frequentador assíduo do Parque da Cidade. Ele afirma que deveriam existir aparelhos para aferir, ou pelo menos indicar a umidade do ar no parque. “Todos sabemos que a cidade tem essa característica de seca nesta época do ano. Mas em um lugar para se praticar esportes como o parque, por exemplo, deveria existir algum tipo de aparelho para nós sabermos que o clima não está favorável para a prática desportiva”, reclamou. Ele descreveu que percebe alguns sintomas como o nariz seco, baixo rendimento esportivo, dores de cabeça e nos olhos por conta da seca. “O que eu faço para minimizar esses sintomas é beber muita água e tomar várias duchas durante o dia”, revelou.

Outro corajoso, que gosta de superar as adversidades é o ultra maratonista Juvam Palmeira. No meio do mês passado ele correu durante 24h no Parque da Cidade. Foram 204 km, uma média de 8,5 km percorridos a cada 60 minutos. Com um currículo desses ele afirma: “minha questão é superar limites.

Com o clima da cidade eu sinto que o rendimento cai um pouco, dá mais cansaço e me sinto sobrecarregado, mas gosto de desafios”, disse o atleta. Mesmo com grande experiência ele toma uma série de cuidados na hora da prática desportiva. “O que devemos fazer neste período para evitar problemas é tomar muita água, passar protetor solar, usar roupas adequadas, óculos escuros e ter uma alimentação saudável”, explicou.
De acordo com o personal trainer, Alisson Campos, a hidratação deve ser feita antes, durante e após o exercício. Além disso, os atletas devem ter uma alimentação rica em frutas e comidas leves e evitar os horários de maior intensidade do sol para a atividade. “Atividades como ioga, pilates e alongamento em lugares arejados, são recomendadas nesta época do ano. A intensidade do exercício que tem que ser de moderada a baixa”, explicou Alisson.

O presidente da Associação de Futvôlei, Paulo Marcelo Gigli, o Magão do Parque, afirma que o clima não atrapalha os treinamentos no local. Às 11h, as quadras de futvôlei ainda estavam lotadas. “Faça chuva ou faça sol estamos aqui treinando”, disse Magão. Ele informa que com a seca o rendimento dos atletas cai, ficam com dores no corpo, mas nada impede que eles pratiquem o esporte. “Os jogos começam 6h da manhã e tem dia que vai até as 22h”, revelou. Mas para diminuir os efeitos da seca, eles molham as quadras de areia com frequencia, tomam bastante água, usam protetor solar e comem bastante frutas.

Fonte:  www.educacaofisica.com.br

Prof. Wladimir Luna CREF 9533G-DF
Personal Trainer
Especialista em Treinamento Funcional CORE 360°
Professor Treinamento Funcional, na rede de Academias Runway DF
Twitter: @wlad_personal
Facebook: wladimir Luna
Instagram: wladimir Luna