quarta-feira, 13 de março de 2013

Extrato de soja e cogumelo combate metástase...



Um composto natural, facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, é capaz de aumentar a expectativa de vida de pacientes com câncer de próstata.
O composto é o polissacarídeo combinado com genisteína, ou PCG.
O PCG é extraído da soja e do cogumelo shiitake.
Os pesquisadores descobriram que a genisteína e a daidzeína, ambas substâncias presentes no PCG, ajudam a bloquear um mecanismo-chave usado pelas células tumorais do câncer de próstata para sobreviverem sob baixos níveis de testosterona.
Terapia de privação de andrógeno
Baixar o nível de testosterona, um tratamento conhecido como terapia de privação de andrógeno, há muito tempo é o tratamento padrão para pacientes com metástase do câncer de próstata.
A testosterona é um andrógeno, o termo genérico para qualquer composto que estimula ou controla o desenvolvimento e manutenção das características masculinas.
Infelizmente, a taxa de sucesso dessa terapia é muito baixa, o mesmo acontecendo com a expectativa de vida dos pacientes com metástase do câncer de próstata.
Terapia complementar
A Dra Paramita Ghosh e seus colegas da Universidade da Califórnia em Davis (EUA) descobriram que o composto natural PCG impede que as células tumorais resistam à terapia de privação de andrógeno, aumentando a eficácia do tratamento.
O estudo mostrou que, quando os níveis de andrógeno caem, as células tumorais eliminam uma proteína conhecida como filamina A, que normalmente fica ligada ao receptor de andrógeno no núcleo da célula - é esse receptor que controla o crescimento das células.
Quando a filamina A deixa o núcleo celular, aquela célula passa a ser capaz de sobreviver sem o andrógeno, essencialmente tornando o câncer incurável.
Os pesquisadores afirmam que sua descoberta permitirá usar o PCG como uma terapia complementar sem efeitos colaterais, que ajudará a aumentar a eficácia do tratamento medicamentoso tradicional.
Fonte: Diário da Saúde


 ** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.