segunda-feira, 18 de março de 2013

Exercício físico pode ajudar a reverter Alzheimer...



Um estudo de investigadores espanhóis indica que algumas das lesões cerebrais associadas à doença de Alzheimer poderão ser reversíveis, recorrendo a métodos tão simples como a prática de exercício físico. O estudo foi publicado esta semana na revista Molecular Psychiatry.

Embora ainda se desconheça se são uma causa ou uma consequência da doença de  Alzheimer, a verdade é que esta enfermidade está associada, entre outros fatores, a danos nos neurónios granulares do hipocampo, uma zona do cérebro relacionada à aquisição de novas memórias.
 
A investigação liderada pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), uma instituição de saúde pública espanhola, vem sugerir que os danos nos neurónios granulares são reversíveis.
 
O estudo realizado em ratinhos mostra que a combinação de exercício físico, estimulação cognitiva e interação social pode reverter a deterioração destes neurónios, voltando estes à sua estrutura original, explicam os  investigadores do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) em comunicado de imprensa.

Durante a investigação os ratos recuperaram a estrutura e conectividade dos seus neurónios granulares, depois de terem sido submetidos a uma prática mais intensa de exercício físico e de interação com outros ratos.

O estudo demonstrou "a reversibilidade das alterações celulares associadas à doença de Alzheimer naqueles neurónios", diz Maria Llorens-Martín, do Centro de Biologia Molecular (centro misto do CSIC e da Universidade Autónoma de Madrid), no comunicado.


FONTE: http://boasnoticias.clix.pt/  ORIGINAL EM ESPANHOL http://www.csic.es










** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.