sábado, 24 de setembro de 2011

Você Conhece a Semente de Chia?


É uma semente originária do México e está sendo implantada no consumo brasileiro. É uma semente de cor escura e com alto teor de óleo na sua composição. Este óleo em abundância é o ômega-3 (ácido alfa linolênico). A semente também é composta pelos minerais potássio, cálcio e ferro. Assim como todas as sementes contém também uma quantidade significativa de magnésio.

O potássio é de grande relevância ao nosso corpo assim como os outros minerais porque participam de processos envolvidos na regulação da pressão arterial, ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e modular a hipertensão. Também está envolvido no ganho de massa óssea, função cerebral, regulação do tônus muscular e outros.

O cálcio é conhecido pela sua importância na formação óssea. Mas saiba que ele também está envolvido na regulação do humor, temperamentos fortes, regulação do peso, glicemia (açúcar no sangue), concentração e ganho de massa muscular.

O ferro é importante para prevenir a anemia ferropriva, dar mais ânimo, disposição e está envolvido no metabolismo da regulação hormonal também.

O ômega-3 gordura em abundância nesta semente é conhecido por melhorar as dislipidemias (alterações na concentração de gordura no sangue), aumentar o colesterol bom (HDL), atua na melhora da depressão, redução nas dores provocadas pela artrite, fibromialgia, redução no envelhecimento precoce, melhora da capacidade cognitiva, atua na perda de peso, melhora a qualidade do sono.

Estas sementes também são ricas em fibras e por isto tem fator protetor contra câncer de intestino, ajudam a regular o trânsito intestinal, reduzir o açúcar no sangue (glicemia), melhorar a desânimo e cansaço por serem ricas em energia.

Elas podem ser consumidas em sucos, saladas de frutas, colocadas em preparações. Mas é sempre importante aliar uma boa alimentação, beber bastante água para que os efeitos das sementes sejam maiores e eficazes.