Conhecido e muito consumido na região norte do Brasil, o açaí vem conquistando seu espaço no restante do país e também no exterior, para onde grande parte é exportada.
O “vinho” do açaí é uma das suas mais conhecidas formas de uso, para isso o fruto é deixado de molho em água e, após esse processo, é despolpado em máquina ou amassado manualmente, para que a polpa se solte e seja misturada com água, transformando-se em um suco grosso e mais cremoso ou mais fino, dependendo da quantidade de água acrescentada. Este pode ainda, ser consumido com farinha de mandioca ou tapioca, como acompanhamento de peixe frito e charque, hábito comum entre os paraenses. Usado também em refrescos, sorvetes, geleias, mingaus e até refrigerantes. Na maioria das outras regiões do país, principalmente sul e sudeste, é preparado da polpa congelada batida com xarope de guaraná, onde ocasionalmente são adicionados frutas e cereais.
E, não são poucas as pesquisas que mostram seus benefícios tanto pelo consumo oral, quanto pelo seu uso em cosméticos.
Sua composição nutricional ainda não é bem estabelecida, contudo, sabe-se que, apenas 100g da fruta podem fornecer em torno de 247kcal.
É uma fruta super nutritiva e que tem um potencial antioxidante 15 vezes maior que o da uva.
Ao se perguntar se a polpa congelada fornece os mesmos benefícios, Kuskoski et. al. compararam o conteúdo de polifenóis totais e antocianinas das polpas congeladas de várias frutas, entre elas o açaí, e observaram que estas mantiveram sua capacidade antioxidante mesmo congelada.
Garanto que a maioria de vocês pensou que toda essa caloria vem dos carboidratos, ledo engano, elas vêm da gordura presente na fruta, que em grande parte é gordura boa, em que, assemelha-se ao azeite de oliva. Porém, 1 litro de seu suco fornece 66% da ingestão diária recomendada de gorduras. O seu teor de carboidrato é adquirido das frutas, cereais e guaraná que nele é acrescentado.
Pesquisa realizada por uma universidade paranaense mostra que pessoas que consomem a fruta têm o bom colesterol (HDL) mais elevado e o mau colesterol em níveis normais.
Contém alto teor de proteína, potássio, cálcio e fibras. E é ainda, uma excelente fonte de vitamina E, considerada um importante antioxidante natural, além das antocianinas, flavonóis e flavonas.
Essa gama de antioxidantes lhe conferem a característica de alimento funcional. Pois, estes compostos têm a capacidade de captar os radicais livres e produzir efeitos na prevenção de doenças cardiovasculares, circulatórias, cancerígenas, diabetes mellitus e Alzheimer.
Estudo mais recente mostra ainda, que os compostos fitoquímicos do açaí tem relação com o tratamento contra a infecção por Helicobater pylori.
Para quem esta ai, preocupada (o) com o verão chegando e com a pele, fica a dica. Além dos antioxidantes os ácidos graxos essenciais presentes no açaí, colaboram positivamente em muitos problemas e doenças da pele, como acne, dermatite atópica e anti aging. Já que, promovem a reposição lipídica, resultando no restabelecimento do equilíbrio hidrolipídico da pele.
Ou seja, os compostos do açaí são eficazes na melhora da aparência da pele fotolesada e na redução de rugas faciais, principalmente causadas pela radiação UV que induz a um processo inflamatório, estimula a perda de colágeno e fibras elásticas, acelerando o envelhecimento.
Considerando ainda seus ácidos graxos essenciais e seus antioxidantes, é interessante o uso do açaí por pessoas com acne, pois, ele ajuda a reduzir seus mediadores inflamatórios.
Famoso também entre os praticantes de atividade física, o açaí é conhecido como uma excelente fonte de energia e por combater a fadiga e aumentar o rendimento em exercícios físicos, auxiliar na regulação da função intestinal, auxiliar no combate aos radicais livres gerados pela atividade física e ainda promove o fortalecimento muscular.
Um erro muito comum é o seu consumo próximo ao horário do exercício físico, o que pode ocasionar desconfortos gastrintestinais, além de, interferir no rendimento do treino e/ou competição. Portanto, é melhor que sua ingestão seja feita após a atividade física.
Motivos para inclui-lo em sua alimentação diária não faltam, porém, se você está preocupada(o) em manter ou perder peso, tome alguns cuidados:
1- Evite mistura-lo com outras frutas, mel, xarope de guaraná ou cereais, deixe-os para quem pratica atividade física.
2- Prefira bater a polpa com água ou água de coco, assim você terá a inclusão de seus nutrientes em sua alimentação diária e ele ainda pode gerar uma boa saciedade.
Sem esquecer que deve ser consumido dentro de um plano alimentar especifico.
Dica: MOUSSE DE AÇAÍ: preparada com iogurte natural desnatado, gelatina em pó sem sabor, adoçante e polpa de açaí. É só bater e pronto. 135 calorias por porção.
Bibliografia:
Revista Nutrição saúde e performance: anuário de nutrição esportiva funcional – 2009; VP consultoria nutricional, ano 10; ed.44.
Revista Nutrição saúde e performance: alimentos funcionais e fitoterapia - 2088; VP consultoria nutricional, ano 8; ed.39
M de mulher – abril: http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/alimenta-saude/dossie-acai-conheca-todos-beneficios-fruta-traz-saude-600661.shtml