domingo, 8 de junho de 2014

Você conhece a musculatura do core, e sua importância?


O core é uma unidade integrada de 29 pares de músculos que suportam e estabilizam a bacia, pélvis e abdômen. Essa musculatura fica ao redor de toda região do tronco, na linha da coluna lombar. Os principais músculos do grupo são os abdominais, lombares, glúteos e oblíquos.
            O core é considerado o centro de gravidade do nosso corpo, pois é nele que vai parar boa parte da sobrecarga das inúmeras atividades que fazemos durante o dia, isso o torna uma região muito vulnerável. Essa vulnerabilidade é o que provoca o aparecimento das dores musculares, desvaios posturais e até da suscetibilidade a lesões nessa região, causando má postura, desconforto e falta de rendimento nas suas atividades, sejam elas físicas ou do seu dia a dia.
            Além disso, o core é uma região muito importante para a boa manutenção da postura no trabalho, nos estudos e, principalmente, durante os treinos, já que muitos dos exercícios realizados dependem de uma boa estabilidade desses músculos. Essa necessidade ficou mais evidenciada há alguns anos atrás, quando se popularizou o método de treinamento funcional, no qual as pessoas deixam de fazer exercícios simples - como empurrar ou puxar - e passam a executar uma complexidade maior. O treinamento funcional tem como princípio básico o trabalho muscular mais global e não isolado, como a musculação tradicional. O resultado desse trabalho é uma ativação maior do core, proporcionando um ganho maior na mobilidade dos praticantes de atividade física.
            Acrescente à sua rotina de treinamento esses exercícios, e veja o quanto sua musculatura do core vai ficar cada vez mais fortalecida, obtendo grandes benefícios posturais.



Seguem alguns exercícios básicos para fortalecer o core:


Perdigueiro

Em seis apoios  (joelhos, pés e mãos apoiados no chão), estenda o braço esquerdo para frente e perna direita para trás, de modo que ambos fiquem paralelos ao chão e alinhados com  a cabeça, o tronco e o quadril

REALIZE: 3 SÉRIES DE 8 A 10 REPETIÇÕES ALTERNANDO BRAÇOS E PERNAS.


Elevação de quadril


Deitada com pernas flexionadas, braços estendidos ao longo do corpo com as mãos segurando os calcanhares. Eleve o quadril ate desencostá-lo, pressionando bem o pés no chão e contraindo os glúteos.

REALIZE: 3 SÉRIES DE 15’’ A 20’’ REPETIÇÕES 



Prof. Wladimir Luna CREF 9533G-DF
Personal Trainer
Especialista em Treinamento Funcional CORE 360°
Professor do Synergy Treinamento Funcional, na rede de Academias Runway DF
Instagram: wladimirLuna_PersonalTrainer
Twitter: @wlad_personal
Facebook: wladimir Luna