terça-feira, 15 de outubro de 2013

Qual é a idade ideal para procurar um ortodontista?


 
O tratamento ortodôntico além de corrigir dentes “tortos” melhora a saúde dental, as funções do sistema estomatognático como a mastigação, fala e deglutição assim como  proporciona uma aparência facial mais jovem e equilibrada. Muitos pais não sabem qual a importância e qual o melhor momento para visitar o dentista  ortodontista.
 
A Associação Americana de Ortodontia recomenda que uma consulta com o ortodontista seja feita por volta dos 6 anos de idade para que problemas relacionados ao crescimento sejam avaliados e assim determinar qual a época ideal para o tratamento da criança. Em alguns casos o ortodontista pode identificar problemas que necessitam de uma intervenção precoce, como: falta de espaço para correta acomodação de dentes permanentes; mordida cruzada; mordida profunda; mordida aberta; respiração bucal; hábitos de sucção (dedo ou chupeta); dificuldade na mastigação; falta de proporção entre os maxilares devido a alteração na direção do crescimento da mandíbula e maxilla, entre outros.
 
Os  benefícios são enormes quando se inicia uma intervenção ortodôntica na hora certa, quando se faz uma ortodontia inteligente baseada na individualização.  Isto significa que cada caso é analisado e tratado de acordo com suas características individuais permitindo saber o quanto é possível avançar, qual será o tempo necessário para a reparação da má oclusão e qual a melhor idade para se colocar o aparelho. Tudo isso a partir de uma análise sistêmica, observando-se toda a face e não apenas os dentes.
 
Portanto, não existe uma idade exata para o início do tratamento ortodôntico, mas considera-se de uma forma geral que a primeira visita seja em torno dos seis anos de idade; no entanto casos mais graves podem ser iniciados antes. O  fundamental é que o ortodontista aproveite a fase de crescimento da criança.
 

*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.