sexta-feira, 11 de outubro de 2013

"Dieta ortomolecular" - Texto interessante sobre o assunto


Texto interessante da Dra. Juliana Guimarães sobre o assunto, conforme encontrei em http://julianagnutri.blogspot.com.br/2013/10/dieta-ortomolecular.html?spref=fb



"Dieta Ortomolecular


      Muito falada entre as estrelas globais, a medicina ortomolecular chega com tudo de mais "novo" no comércio de emagrecimento. Mas do que realmente se trata essa ciência, quais são suas bases?
      A existência dos radicais livres, o conhecimento sobre sua base molecular e bioquímica e as pesquisas nessa área embora descoberta muito antes desse período, teve seu auge no ano de 1956, quando formulou-se a primeira teoria relacionando radicais livres com doenças humanas, no caso as moléstias degenerativas da idade e, somente nos últimos anos estuda-se o seu desenvolvimento com doenças crônicas. 
      A compreensão alcançada através de incessantes pesquisas sobre os mecanismos bioquímicos e biológicos da atuação a nível molecular e energético dos oligoelementos no ser humano constitui a chave para a medicina do futuro, ou seja, a medicina das funções, também conhecida como Medicina Ortomolecular.
      Primordialmente, Linus Carl Pauling definiu a Medicina Ortomolecular como sendo o resultado da administração de megadoses de sais minerais e vitaminas.
Atualmente, admite-se que a Medicina Ortomolecular inclui também noções de nutrição, atividade física e reabilitação, sem contudo, abolir medidas terapêuticas convencionais.
      A Medicina Ortomolecular atua na prevenção primária e secundária das patologias, através da nutrição balanceada que fornecerá metabólitos necessários para reprodução, revigoração e regeneração das células. As vitaminas e os sais minerais agem nos diferentes ciclos metabólicos orgânicos para a produção de ATP indispensável para a manutenção tecidual. A atividade física atua tonificando a musculatura e melhora o fluxo sangüíneo local. Nas alterações metabólicas ( desequilíbrios orgânicos ) que levam ao quadro de “doença” são empregados nutrientes que vêm restabelecer o equilíbrio. Para que isso ocorra são utilizadas  substâncias e elementos naturais, sejam vitaminas, minerais, e/ou aminoácidos. Além de  ajudar a manter o equilíbrio de nosso organismo, também é possível corrigir algumas falhas  que possam ocorrer em conseqüência do excesso de radicais livres que são formados  constantemente em nosso organismo por causas diversas como: alimentação inadequada,  estresse demasiado, poluição ambiental, irradiações solares, excesso de agrotóxicos, o próprio  envelhecimento do nosso sistema de defesas naturais, acúmulo de metais tóxicos, entre  outros. É possível concluir então que a terapia ortomolecular é um tratamento que visa o equilíbrio da saúde, através de uma alimentação adequada e reposição de nutrientes. 
      As doses recomendadas são elevadas em relação às doses mínimas necessárias diárias, pois vão atuar favorecendo o reequilíbrio orgânico e também atuam em caráter preventivo, pois uma super nutrição com dieta adequada e administração concomitante de vitaminas e minerais vem restabelecer o equilíbrio químico. Não resta dúvida de que isto levaria a uma redução na incidência de doenças cardiovasculares, doenças mentais, metabólicas ( obesidade, artritismo ) e até mesmo, no retardo da senescência.
      A Medicina Ortomolecular enxerga o paciente como um todo, um conjunto que deve funcionar em harmonia. Dessa forma é possível encontrar a origem dos problemas, a  verdadeira raiz a partir da qual todo o processo patológico se desenvolve. 

Ai você se pergunta, então a dieta ortomolecular se baseia na ingestão de cápsulas e suplementos vitamínicos??


      Na verdade a dieta ortomolecular, seguindo os princípios de exclusão dos formadores de radicais livres, e, nutrindo células com os nutrientes adequados, incentiva a alimentação saudável com base nas frutas, verduras, legumes, fontes de fibras, vitaminas e minerais e, ainda, na exclusão de fontes de gorduras, carboidratos simples (refinados), conservantes, sódio e os xenobióticos (metais pesados, aditivos e agrotóxicos químicos). O objetivo é desintoxicar o fígado, tratar o mal funcionamento intestinal e, otimizar processos metabólicos. A suplementação se faz necessária apenas em casos de carência vitamínico-mineral, ainda assim é necessário uma dieta de correção e manutenção.
Portanto exclua da sua vida:
- Alimentos industrializados (entra também os congelados), hamburguer.
- Biscoitos recheados
- Refrigerantes e sucos de caixinha (ou os industrializados)
- Frituras, enlatados e embutidos (mussarela, peito de peru, presunto, linguiça).
Curiosidade: a linguiça quanto mais vermelha, maior seu efeito carcinogênico. A industria alimentícia acrescenta o nitrato e nitrito para deixá-la mais vermelha.

De atenção àqueles:
- Sucos naturais (direto da fruta)
- Verduras e legumes cozidos a vapor
- Beba muita água para se hidratar e eliminar toxinas
- Beba água de coco! 
- Coma frutas e abuse nas cores!!! Quanto mais colorido, maior variedade de vitaminas e minerais e antioxidantes estão sendo ingeridos.
- Consuma fibras diariamente (aveia, farelo de trigo)
- Prefira os desnatados!
- Consuma ao menos 1 porção de chá por dia, os chás são conhecidos tradicionalmente por sua alegações calmante, digestiva, regulador intestinal. (Procure um nutricionista para orientar qual é a planta mais indicada para você).
- Evite o excesso de carnes assadas diretamente no fogo (como churrasco), devido sua atribuição carcinogênica. 
- Se puder consuma vegetais cultivados por pessoas que você conheça ou de origem confiável, que não utilize agrotóxicos no cultivo dos vegetais.
- Faça exercícios regulares, produza bastante suor e elimine as toxinas!!!!

Comece com pequenas mudanças nos seus hábitos!  Mudanças bruscas tendem a não ser duradouras!