terça-feira, 22 de outubro de 2013

A respiração bucal e seus prejuízos


A respiração pelo nariz é o mecanismo fisiológico de respirar que   propicia o normal crescimento e desenvolvimento do complexo crânio-facial, favorecendo o equilíbrio estrutural e funcional do indivíduo. Uma vez alterada a forma da respiração, o organismo sofre uma série de mudanças  para se adaptar a essa nova condição.

A respiração bucal é um distúrbio respiratório comum na infância, quando o indivíduo  substitui o padrão correto de respiração nasal por um padrão bucal ou misto (buco-nasal). Esse padrão alterado de respiração  pode ocasionar uma série de prejuízos estruturais e funcionais do sistema estomatognático, dos orgãos fonoarticulatórios, das funções orais,  além de causar efeitos prejudiciais progressivos à saúde em geral, no contexto do desenvolvimento fisico, psicológico e social.

O  respirador bucal é uma síndrome que apresenta  as seguintes alterações e caractéristicas como: alterações dos músculos da face, mastigação ineficiente, desequilíbrio na deglutição  e sucção, lábio superior curto, lábios ressecados e com gengivas inflamadas, vedamento labial inadequado, céu da boca profundo e atrésico, problemas respiratórios (rinite, bronquite, otite, amigdalite), olheiras, olhar vago, ronco, sono agitado,  baba durante o sono,   irritabilidade, falta de concentração, respiração barulhenta, narinas estreitas, utilização de  líquido na hora de engolir, entre outros.

É importante esclarecer a importância do tratamento precoce da respiração bucal através de uma abordagem multidisciplinar, com otorrino, fonoaudiologia, fisioterapia, psicopedagogia e odontologia. A  Síndrome do Respirador Bucal não é uma simples alteração local respiratória, ela compromete todo o organismo, interferindo na qualidade de vida.