sábado, 9 de maio de 2015

SAIBA COMO FAZER O AQUECIMENTO IDEAL PARA A SUA CORRIDA

TREINOS 5, 10, 21 ou 42km: SAIBA COMO FAZER O AQUECIMENTO IDEAL PARA A SUA CORRIDA


O aquecimento é uma etapa muito importante  para os corredores e o seu objetivo é preparar o corpo para o treino ou para uma prova. Se está sentindo que o seu começo de corrida está difícil e arrastado, talvez você deva dedicar um pouco mais de tempo e atenção ao aquecimento.


Confira algumas sugestões para as principais distâncias das corridas de rua para quem busca performance nas provas:


5km - Uma boa estratégia é aquecer entre 10 e 20 minutos, começando de forma tranquila e progredindo o ritmo aos poucos. Os últimos dois ou três minutos podem ser bem próximos ao seu ritmo alvo de prova.


10km - Aqui o aquecimento pode ser um pouco menor, algo entre 10 e 15 minutos no mesmo esquema de corrida progressiva, terminando próximo ao seu ritmo de prova. Pode ser que um gel de carboidrato entre o aquecimento e a largada seja uma boa ideia, aumentando as suas chances de um final mais forte.


21km - Seu aquecimento não pode ser muito longo, algo entre 10 e 12 minutos, já que você não pode correr o risco de ficar sem energia no finalzinho da corrida. Comece com um trote leve e acabe em um ritmo moderado, um pouco mais lento que o seu ritmo de prova. O uso do gel antes da largada também é uma boa sugestão (e lembre-se que para essa distância, você provavelmente terá que usá-los durante a prova também).


42km - Um dos desafios da maratona é cruzar a linha de chegada antes de acabar as reservas de energia. Uma boa estratégia é fazer duas corridas leves de uns cinco minutos, com dois ou três minutos de intervalo caminhando ou fazendo algum alongamento leve (para os que se sentem bem com isso). Aqui, a estratégia do uso de gel de carboidrato, antes e durante a prova, se torna ainda mais relevante.


Prof. Wladimir Luna
Especialista em Treinamento Funcional
Professor Treinamento Funcional, na rede de Academias Runway DF
Twitter: @wlad_personal
Facebook: wladimir Luna
Instagram: @WladimirLuna