segunda-feira, 18 de maio de 2015

Musculação e descanso (“dias off” de treino): Quando há a necessidade de descansar?

Muitos tem dúvidas sobre o DESCANSO. Na teoria é até “bonito” ler que é no descanso que ocorre a hipertrofia muscular, que precisamos recuperar nosso organismo dos esforços submetidos. Mas na prática, como funciona? Será que TODOS treinam tão intensamente para necessitar de descanso? Vejo em muitas academias as pessoas “ENROLANDO”.... A seguir, explicarei detalhadamente e veja se você se enquadra no grupo das pessoas que “enrolam” ou que treinam intensamente, ok?
Descanso através do sono:
ü  Podemos e DEVEMOS descansar durante o SONO diariamente, além dos dias off de treinos. Mas afinal, para que serve dormir? Durante o sono, reparamos e renovamos nossas células em geral (músculos, cartilagens, ligamentos, hidratamos nossos discos intervertebrais, descansamos nosso sistema nervoso...), além da liberação dos hormônios anabolizantes, essenciais para hipertrofia muscular, perda de gordura, prevenção e tratamento de lesões.

Descanso através dos dias off de treino:

ü  Dias off de treino significam não treinar musculação neste dia. Podemos incluí-lo no meio da semana, por exemplo numa 4af (a cada 2 dias consecutivos de treinos intensos), num sábado ou domingo, mas somente para aqueles que realmente treinam intensamente e ficam bem doloridos, sem condições para treinar no dia seguinte. Por exemplo: estar “mancando” no dia posterior ao treino de membros inferiores ou com dificuldades para sentar e levantar, ou então, com os braços muito doloridos após um treino de bíceps e tríceps. Mas se você não sentir NADA no dia seguinte, e nem cansaço de forma alguma: TREINE!!!!
E quem treina numa intensidade moderada, “roubando” repetições, sem treinar até a falha, ou que realiza aulas coletivas com esforços submáximos, ou qualquer outro exercício que não exija esforço máximo, NEM PRECISA DE DIAS OFF!!!!Podemos e DEVEMOS descansar durante o SONO diariamente e nos DIAS OFF de treinos INTENSOS DE MUSCULAÇÃO.

ü  Outra possibilidade é descansar dos treinos de musculação e realizar somente treino aeróbio neste dia, de acordo com o objetivo q se deseja alcançar.
ü  Outro fator que justifica os dias off de treino é a alimentação. Uma dieta muito restrita, para quem está em fase de emagrecimento, pode gerar falta de energia e necessidade de reposição de glicogênio e nutrientes em geral.
ü   

Por estas e outras variáveis, que todas as estratégias de treino e dieta devem ser de acordo com o objetivo de cada um e por isso há a necessidade de um planejamento INDIVIDUALIZADO.
Ótima semana de treinos a todos!
Abraços,
Profa. Esp. Paula Fortes CREF 014132/G – RJ

Dúvidas? Entre em contato comigo -  personalpaulafortes.wix.com/treinoesaude