terça-feira, 5 de maio de 2015

3 grandes mitos na Medicina

Texto do excelente Dr. Eduardo Magalhães
(Instagram @drsaude)

"A combinação de interesses mercadológicos + profissionais de saúde mal informados + ignorância coletiva, leva a perpetuação de inverdades que interferem diretamente em nossa saúde e qualidade de vida. Dentre todas, destaco 3:

1. LEITE É IMPORTANTE NA PREVENÇÃO DA OSTEOPOROSE
O cálcio dos laticínios é de uma biodisponibilidade baixa, sendo melhores fontes de cálcio, os vegetais verde folhosos, semente de gergelim, quinoa, amaranto etc. Além disso os laticínios tem um efeito acidificante em nosso organismo, fazendo com que haja utilização das nossas reservas de cálcio (ossos) para ajudar no equilíbrio ácido-básico.
Tanto é, que em países como a China, onde quase não se consome laticínios, a taxa de osteoporose é das mais baixas do mundo. 


2. COLESTEROL É VILÃO: colesterol é das moléculas mais importantes a nossa saúde, sendo importante para nossa imunidade, libido, memória, sÍntese adequada de toda nossa cascata hormonal etc. Na maioria dos casos é mais prejudicial à saúde níveis muito baixos que níveis mais elevados de colesterol. Fiz um post anterior apenas sobre isso pra quem tiver interesse. 


3. HORMÔNIOS CAUSAM CÂNCER: Se hormônios fossem responsáveis pelo surgimento do câncer, os jovens deveriam ter mais câncer que os idosos, e é justo o contrário. No post mulher x câncer de mama, falo um pouco mais disso. Tem inúmeros estudos científicos mostrando os benefícios de se manter níveis fisiológicos hormonais para a saúde e prevenção de doenças. 


Muito importante nos informarmos melhor, através de fontes idôneas, para que não sejamos tão facilmente manipulados a seguir acreditando em mitos que irão beneficiar apenas a uma minoria interessada nisso. 


Sugestões de sites: ncbi.compubmed.comworldhealth.comfreemedicaljournals.com, www.icaro.med.br etc