terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Passar fio dental: mito ou realidade?



Quando se ingere carboidratos, os microorganismos presentes na placa dentária convertem estas biomoléculas em um ácido que ataca o esmalte dos dentes. O ácido descalcifica o esmalte e, portanto, uma lesão de cárie dentária, ou cavidade, começa a se formar.

Os microrganismos na placa dental causam a inflamação dos tecidos moles, especificamente da gengiva. Se não for interrompida, esta inflamação causa gengivite, que pode ser revertida com uma boa higiene oral. Se não for revertida, a gengivite pode destruir as estruturas de apoio mais profundas do tecido mole e, eventualmente, o osso que segura o dente em seu lugar.

Quando isto ocorre, uma doença periodontal foi estabelecida. Ela pode ser interrompida com a higiene oral cuidadosa, mas muitas vezes a intervenção profissional e cirúrgica é necessária. No entanto, o osso não vai voltar a crescer.

A finalidade da utilização do fio dental é remover a placa dentária das superfícies dos dentes, especialmente a superfície localizada entre dois dentes. Como os espaços entre os dentes são geralmente muito pequenos, as cerdas das escovas de dentes não conseguem atingir este espaço entre dois dentes.

De acordo com o Dr. Walter Bretz, professor de cariologia e atendimento integral na Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York (EUA), como existem boas evidências da ligação existente entre doenças periodontais e doenças sistêmicas (doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, pneumonia, etc), a mensagem figurativa que podemos usar é: “use fio dental ou morra”.

O recomendado é que se use o fio dental pela manhã, depois de uma refeição e à noite, antes de deitar. Até hoje, ninguém realmente estudou a diferença existente entre usar fio dental para a remoção de placa diariamente e semanalmente. Porém, levando em consideração que a formação de placas é um processo contínuo, a remoção diária é recomendada para ter uma saúde ótima.

“Não há dúvida de que se você pegar 100 pessoas na rua, e todos eles tiverem a mesma dieta e todos os outros hábitos iguais, mas um grupo usa fio dental e outro não, você iria encontrar mais inflamações, problemas de gengiva e, talvez, perda óssea na grupo que não usa fio dental”, disse o Dr. Peter Lockhart, professor e presidente emérito do Departamento de Medicina Oral do Centro Médico Carolinas, em Charlotte, na Carolina do Norte (EUA).

Muita gente acha que o importante é passar o fio através do ponto de contato entre os dois dentes, mas, na verdade, usar fio dental pode ser um pouco destrutivo se você não tiver cuidado. Como o material é muito fino, você pode acabar cortando os tecidos delicados com ele.
Você deve arrastar progressivamente o fio através do ponto de contato – não encaixá-lo completamente, porque do outro lado o tecido da gengiva será dilacerado e vai doer. Suavemente, traga o fio em direção à base do dente.  

A resposta do tecido gengival com gengivite e doença periodontal depende da pessoa: a forma como o sistema imunológico responde, sua reação inflamatória, como você reage à presença do biofilme. As pessoas não respondem igualmente ao uso do fio dental, mas sabemos que a remoção dos restos minimiza as chances de uma reação inflamatória.

Há certos grupos de pessoas que são mais vulneráveis às cáries e doenças gengivais. A saliva é um dos fluidos que mais oferece proteção em nossa boca. Então, as pessoas que passam por quimioterapia, terapia de câncer ou usam medicamentos que limitam a qualidade e a quantidade da saliva na boca, são definitivamente aqueles que devem prestar mais atenção ao seu regime de higiene oral.

O que vemos muito com mulheres grávidas é um volume considerável de regurgitação ácida e isso é um fator que contribui definitivamente para a formação da cárie dentária. Ele também reduz o pH da boca, o que cria um ambiente onde os tipos de bactérias que causam a cárie podem prosperar.

A noite é o momento que causa o maior problema. Sua boca está fechada durante a maior parte do tempo: você criou um ambiente anaeróbico. Você não está mastigando, comendo ou falando. É por isso que à noite é absolutamente o momento mais importante para a escovação e o uso do fio dental.

“Evidências sugerem que é mais provável que o uso de fio dental depois de escovar os dentes ajude as pessoas a formar o hábito de utilizá-lo do que uso do fio dental antes da escovação. Tente lembrar a si mesmo de usar fio dental deixando-o em algum lugar visível, como ao lado da pasta de dentes, e até mesmo fazer uma nota ou lembrete visíveis em seu banheiro. Você também pode tentar prometer a si mesmo que irá usar fio dental todas as noites depois de escovar os dentes. Isso pode te ajudar a começar a fazê-lo regularmente e, com sorte, formar um hábito”, sugere Gaby Judah, pesquisador de higiene da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (Reino Unido).

[LiveScience]


*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.