quinta-feira, 7 de novembro de 2013

7 MITOS sobre DESIDRATAÇÃO



7 MITOS sobre desidratação - Assista e depois leia meus comentários, ok (há correções necessárias ante o que foi dito na matéria original):

http://saude.terra.com.br/bem-estar/desidratacao-veja-7-mitos-e-verdades-sobre-o-assunto,4b95079021c9f310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

Meus comentários (importante):

Sobre o mito 1 - Ok

Sobre o mito 2 - NUNCA espere pela sede para tomar água: beba-a regularmente, mesmo sem sede! Quando vem a sede, você já está desidratado. Ou você espera seu carro quebrar para só então levá-lo para a revisão?

Sobre o mito 3 - Exato: temos que tomar mais que 2l de água/dia - (2 litros só servem para quem mora em clima sem extremos de temperatura, próximo ao nível do mar, comendo 5 a 8 porções de frutas/verduras/legumes por dia e com atividade física no máximo moderada... Você é assim???)

Sobre o mito 4 - Urina clara NÃO garante hidratação/nutrição adequados mas é um bom sinal geral de hidratação...

Sobre o mito 5 - Hidratação excessiva é algo bem raro de ocorrer e usualmente não ocorre com menos de 6 litros por dia para uma pessoa de 60 kg mas com hábitos de vida razoáveis.

Sobre o mito 6 - Isotônicos mais recentemente têm sido condenados, alguns por acréscimo de aditivos químicos e outros por composição hidreletrolítica e de açúcar inadequados.

Sobre o mito 7 - Café desidrata SIM, sobretudo para quem já toma pouca água/dia, alimenta-se mal, usa mais que 300 ml/dia ou tem hipersensibilidade à cafeína - Fique de olho!

Quer saber ainda mais sobre a IMPORTANTE ÁGUA? Então leia:
http://www.icaro.med.br/artigos/agua-e-consensos-sobre-ela.html/

Boa semana!

Dr. Icaro Alves Alcântara
www.icaro.med.br