sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Leites falsos...



Leites vegetais
Uma boa opção para quem deseja reduzir ou eliminar o consumo de lactose, os leites vegetais são frescos, saborosos, além de super nutritivos. Com o consumo dos leites vegetais podemos inclusive ganhar fibras, minerais e muita saúde.
Vamos ver um pouco dos benefícios de cada leite vegetal.
Leite de quinua: rico em proteinase  comparado com o leite materno, pois é um dos alimentos mais rico em vitaminas e aminoácidos inclusive os de cadeia ramificada (BCAA) excelente para quem faz exercício físico.
Leite de castanha de caju: sua função mais importante é fortalecer a circulação sanguínea, protegendo os vasos. Além de fornecer proteínas, atua na redução da hipercolesterolemia.
Leite de amendoim: atua como antioxidante, protegendo o organismo da ação dos radicais livres. Obs: O leite de amendoim é o que mais deixa resíduos.
Leite de nozes: o papel fundamental das nozes é a proteção do sistema respiratório. Enquanto sua aparência enrugada lembra o cérebro humano, as nozes atuam tonificando nosso sistema nervoso. A gordura das nozes é facilmente metabolizada pelo organismo.
Leite de semente de abóbora: excelente fonte de ferro, fósforo e cálcio, atua no combate à anemia, auxiliando na formação dos glóbulos vermelhos, oxigenação dos órgãos e na formação de músculos, ossos e cérebro. Auxilia no funcionamento do intestino e na colonização de bactérias benéficas.
Leite de linhaça: entre os benefícios do consumo de linhaça está o fortalecimento da imunidade, por fornecer substancias bioativas capazes de prevenir e tratar doenças. É um potente anti-inflamatório, atua na redução dos níveis de gordura sanguínea (triglicerídeos e colesterol), reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Outro papel fundamental da linhaça é atuar no bom funcionamento intestinal.
Leite de aveia: possui fibras solúveis que atuam no controle da glicemia, importante para diabéticos. Atua na proteção do coração e circulação contra aterosclerose. Importante fonte de cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e fibras, atuando no regulamento da função intestinal.
Leite de gergelim: excelente para o funcionamento dos músculos e do cérebro, o gergelim é fonte de proteína, cálcio e ácido fólico, essencial para a formação das células sanguíneas.
Leite de castanhas: excelente fonte de Selênio, as castanhas atuam como antioxidantes que atuam eliminando as impurezas do organismo. Seu teor de vitamina E e vitamina B1, exercem papel importante no fornecimento de energia e no metabolismo das proteínas.
Leite de girassol: fonte de proteínas, fósforo, cobre, ferro, zinco  e vitaminas B6, K e E, sua principal propriedade é a de poderoso antioxidante, protegendo o organismo do envelhecimento precoce, estresse e poluição.
Leite de arroz integral: é um poderoso desintoxicante do organismo. Suas proteínas, vitamina B1 e niacina, possuem a função de transformação das proteínas e carboidratos em energia no organismo. O leite de arroz contém mais carboidratos que o leite de vaca, porém, não contém colesterol nem lactose, tornando-o mais saudável ao coração e seguro para os intolerantes à lactose. Uma xícara de leite de arroz contém aproximadamente 140 calorias, comparado ao leite de vaca que possui 185 calorias.
“Bacana” mesmo é poder prepara-lo em casa, aprenda como fazer:
LEITE DE AMÊNDOAS
Ingredientes:
1 copo de amêndoas descascadas e lavadas
2 copos de água filtrada
Modo de preparo: Deixe as amêndoas de molho na água filtrada durante uma noite, no dia seguinte, descarte a água. Bater no liquidificador as amêndoas com mais 2 copos de água filtrada. Essa mistura deve ser coada de três a quatro vezes. Depois de preparado é só conservar em geladeira.
LEITE DE ARROZ
Ingredientes:
1 litro água
150 g arroz integral
Modo de Preparo: Cozinhar o arroz. Retirar o arroz e reservar a água. Bater o arroz no liquidificador. Volte a ferver a água e adicione 4 colheres de sopa do creme de arroz .
LEITE DE QUINUA
Ingredientes:
2 colheres de sopa de quinua em grão
250mL de água
Modo de Preparo: Ferver a quinua na água por 15 minutos. Bater tudo no liquidificador e depois coar. Dica: O leite de quinua pode ser batido com uma fruta de sua preferência.
LEITE DE CÔCO
Ingredientes:
1 côco médio cortado em pedacinhos pequenos
2 colheres de sopa rasas de mel
1 colher de café rasa de sal marinho
1 litro de água quente
Modo de preparo: Bater no liquidificador com água quase fervendo, coar, bater novamente com o mel e o sal marinho.
LEITE DE GIRASSOL
Ingredientes:
1 xícara de semente de girassol, ou só da castanha
1 litro de água chiando
1 colher de café rasa de sal marinho
2 colheres de sopa cheia de mel ou melado
Modo de preparo: Bater bem no liquidificador, coar (no caso da semente) e servir quente ou frio.
Os leites vegetais podem ser consumidos puros ou em preparo de bebidas, como vitaminas. Não é indicado que seja fervido, somente aquecido, sendo o uso da canela indicada quando este precisar ser aquecido.  Os grãos que sobrarem após a coagem podem ser utilizados em outras preparações. Lave sempre bem os grãos antes iniciar o processo de retirada do leite.
*** O texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.