sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Conheça o óleo de arroz...



Quando o assunto é alimentação saudável, o óleo de arroz tem ganhado cada vez mais destaque. Extraído do farelo e do gérmen do grão de arroz, este óleo traz inúmeros benefícios, no controle do colesterol, no emagrecimento,  inibe a agregação plaquetária e favorece a ação antioxidante.
Sua composição é semelhante aos óleos de milho, soja e oliva, sendo: 38,4% ácido oleico (ômega 9), 34,4% ácido linoleico (ômega 6), 2,2% ácido linolênico (ômega 3) e 2,9% ácido esteárico. Porém, comparado aos óleos de palma e de coco, ele apresenta quantidades de gordura saturada menores, cerca de somente 20%.

Uma colher de sopa de óleo de arroz possui aproximadamente 135 calorias, semelhante aos outros óleos, devido às gorduras serem os componentes mais calóricos da nossa dieta. Como qualquer gordura, o óleo de arroz também deve ser consumido com moderação.

O óleo de arroz possui um poderoso antioxidante, o gamma-oryzanol, substância que de acordo com alguns estudos, possui os mesmos efeitos de esteroides anabólicos, que auxiliam na formação do GH (hormônio de crescimento), sendo mais efetivo como suplemento antioxidante  por neutralizar a liberação de radicais livres durante o exercício intenso. Além disso, auxilia na liberação das endorfinas, que dão uma sensação de bem estar. Nos EUA, é comum sua associação com suplementos esportivos que possuem o intuito de aumentar a performance e massa muscular.

O óleo de arroz é uma excelente fonte de gorduras saudáveis e protetoras do coração, como as poliinsaturadas e monoinsaturadas, as quais contribuem para a redução do colesterol total e do LDL-colesterol “ruim”, além de aumentar os níveis de HDL-colesterol, o “colesterol bom”.

Seu uso pode ser em preparações ou colocado sobre os alimentos prontos, como saladas e peixes.

Uma grande vantagem é que ele é bastante resistente ao calor, preservando a maior parte de seus nutrientes mesmo a 180 graus. Porém, como outros óleos, não deve ser reutilizado.

Minha fan Page: Juliana Pansardi Nutricionista Desportiva para mais dicas.



 *** O texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.