segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Balanças: saiba um pouco mais sobre este aparelho tão utilizado...



É muito comum as pessoas passarem nas farmácias apenas para se pesar, ou então colocar uma dessas no banheiro para se pesar todos os dias. Mas como saber se a mesma está  correta? O banheiro é o lugar mais adequado? Em qual momento do dia devemos nos pesar e de quanto em quanto tempo? Para essas e outras questões, leia atentamente as considerações abaixo.

Tanto a balança digital (que funciona através de sensores) como a de ponteiros ou a mecânica (que funcionam através de alavancas) são precisas quando estão bem reguladas. E para estarem em perfeitas condições, é importante seguir as recomendações abaixo:

1- Optar por modelos testados pelo Inmetro. Procure este selo na embalagem;
2- Não deixá-las no banheiro, pois a umidade pode causar danos na estrutura interna e externa. O local mais adequado deverá ser seco e plano (sem desníveis, para não haver alterações no resultado);
3- Nas balanças mais modernas, podemos pisar em qualquer parte da superfície porque possuem sensores por toda a área. Já as antigas, o ideal é pisar no centro. Sendo assim, para não haver dúvidas, o ideal é pisar sempre no meio da superfície;
4- Quanto a calibragem, utilizar um halter ou anilha ou até mesmo um saco de arroz de 5kg para conferir se está regulada. Se houver diferença, procurar assistência técnica.
5- As balanças que medem a taxa de gordura não costumam ser precisas, pois medem somente a gordura da parte inferior do corpo e não distinguem líquidos e gorduras corporais.

RECOMENDAÇÕES PARA SE PESAR:

Para quem deseja diminuir o peso corporal:

1- Evitar se pesar todos os dias, dando um intervalo de no mínimo 15 dias;
2- Se pesar no mesmo horário e com o mesmo tipo de roupa;
3- Evitar refeições pesadas e grande ingestão de líquidos antes de se pesar;
4- No caso das mulheres, evitar se pesar no período pré-menstrual;
5- Para a perda de gordura, realizar avaliação da composição corporal (% de gordura e massa muscular), para saber se a perda ou ganho de peso se deu a partir de gordura ou de massa muscular.

 *** O texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.