sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sódio no Esporte



Apesar das recomendações feitas por instituições como a Associação Americana do Coração, Ministério da Saúde entre outras, para o consumo de sal e sódio seja o mínimo possível, os fisiculturistas “hardcore” tem uma certa necessidade deste nutriente.

Antes de continuar, cabe ressaltar que sal e sódio não são a mesma coisa, sal de cozinha é o composto formado por sódio + cloro. O que vem especificado nos rótulos é o SÓDIO, cuja recomendação diária para um individuo saudável é de 1,6 a 2,4g/dia.

Juntando-se ao potássio com o sódio permite a contração dos músculos, portanto, se sua ingestão não for adequada isto não ocorrerá e a pessoa pode sentir fraqueza muscular câimbras.

Outra importante função do sódio é manter os níveis de água em nosso organismo. Ele ajuda na manutenção do volume sanguíneo e ajuda os rins a “determinar” quanto de água deve ser excretado e quanto deve ser mantido para o organismo. Relembrando que pessoas que pessoas que possuem problemas renais e/ou pressão arterial elevada devem restringir seu consumo para que estas patologias não sejam agravadas.

A “galera” de plantão preocupada com o “inchaço” causado pelo consumo um pouco mais elevado de sódio cabe lembrar que a ingestão de água nunca será baixa (menos de 2000ml/dia) portanto, seu corpo irá sempre trabalhar com um certo nível de água. Assim, você irá obter os benefícios do fortalecimento muscular e conseguir diminuir o “inchaço” com mais facilidade em casos de competições, diminuindo o consumo de sódio e mantendo o consumo ideal de água.

Contudo, estudos mostram que tanto a baixa ingestão quanto o excesso do consumo de sódio podem levar a doenças cardiovasculares, já a ingestão dentro do recomendado não levou a alterações. Portanto, o consumo deste mineral deve ser mantido dentro do recomendado.

Mas também não devemos esquecer que pessoas sedentárias não perdem tanto sódio pelo suor, já atletas e fisiculturistas tem uma perda elevada, o que sugere um maior consumo do mineral. Sem níveis adequados de sódio, não há contração muscular ideal e sua força e resistência muscular podem sofrer.

Não se esqueça de procurar um nutricionista, este profissional poderá indicar qual a melhor quantidade e a melhor maneira de ingerir este e outros nutrientes em sua dieta para que seus objetivos sejam alcançados sem prejudicar sua saúde.