sexta-feira, 27 de abril de 2012

Leve as calorias a sério, mas nem tanto...



Quem é Nutricionista, vai me entender, não há nada pior que ao ser apresentado a alguém ou numa reunião de família alguém vira para você e pergunta, quantas calorias tem determinado alimento e por aí vai. Sério, Nutricionista não é uma tabela de calorias de alimentos ambulante. As pessoas precisam urgentemente se despreender desta neura de contar calorias. Isso já era, já foi. É preciso escolher bem os alimentos que se consome e confiar no Nutricionista que está elaborando seu cardápio. Eu não coloco calorias no Plano Alimentar dos meu pacientes e procuro praticar com eles o desapego às calorias. Pense nos nutrientes e benefícios do alimento, seu organismo é um complexo bioquímico que necessita de diversos nutrientes para funcionar, as calorias são apenas um deles e muitas vezes bons nutrientes estão em alimentos que muitas vezes são banidos dos cardápios por serem considerados calóricos.


Ninguém aqui está dizendo que se deve ignorar por completo as calorias dos alimentos e sair por aí comendo alimentos calóricos como se não houvesse amanhã! Claro que é preciso consumir itens menos calóricos e gastar mais energia para perder peso. Porém, quem fica escravo desse índice muitas vezes acaba deixando de lado comidas extremamente nutritivas e que também ajudam a emagrecer. O abacate, por exemplo. Desprezá-lo não é nenhum lance de esperteza, ao contrário, ele contêm gordura monoinsaturada, que preenche o estômago e baixa o índice glicêmico dos alimentos. O carboidrato que você ingeriu, então, demora mais para virar açúcar. Além disso, a produção de insulina, que bota a glicose nas células, fica sob controle. Quando esse hormônio sobra na circulação, a fome volta num piscar de olhos. Viu só como o abacate não é vilão? Além disso contém beta-sitosterol que ajuda a diminuir o hormônio do stress. Agora só não vale comer com açúcar, bater com leite condensado isso sim engorda horrores!. A seguir, outros fatores que você deve considerar para não prejudicar seu regime.


Na próxima visita ao supermercado ao olhar o rótulo além das calorias dê atenção aos nutrientes que aquele alimento possui, se contêm fibras, se tem muito sódio etc. Mas o ideal é pular as prateleiras e investir em alimentos de verdade, frutas, verduras, oleaginosas e cia.


Você não precisa riscar as calorias da sua vida. Mas lembre-se que as benditas são apenas um dos fatores a se considerar em qualquer plano de emagrecimento. Adotar uma dieta só à base de alimentos hipocalóricos, mas nada nutritivos, não vai promover uma perda de peso definitiva.


O importante é comer bem e de forma saudável, incluir alimentos que tragam benefícios ao seu organismo. São calóricos? Então estude uma maneira de introduzí-los de forma a agregar benefícios e não gramas à balança. A melhor maneira de fazer isso dar certo é procurar um Nutricionista para equilibrar sua dieta e colocar os alimentos certos que você necessita.












*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.