segunda-feira, 2 de abril de 2012

Nutrição capilar


Manter uma alimentação saudável é de fundamental importância para a saúde dos cabelos. Uma alimentação equilibrada que satisfaz as necessidades de vitaminas e minerais pode proporcionar um cabelo mais brilhante e bem nutrido.

A vitamina B2, por exemplo, é muito importante nos processos de crescimento, reprodução de células e cicatrização, podendo favorecer os cabelos. Já a vitamina A é bem importante para um desenvolvimento normal, crescimento e manutenção saudável das células do couro cabeludo estando em níveis equilibrados no organismo.

Segundo especialistas, a carência de vitamina F (ácidos graxos essenciais) causa uma desorganização no processo de queratinização do couro cabeludo, estimulando o aparecimento da caspa. Há também indícios que a falta de B7 (biotina), que faz parte do complexo B, altera o ciclo de crescimento do cabelo, aumentando a duração da fase da queda natural dos fios. Os especialistas também sugerem que a deficiência de cálcio faz com que o cabelo fique frágil e quebradiço.

O ideal é se alimentar bem, ingerindo habitualmente frutas, hortaliças, leguminosas e incluindo alimentos integrais na dieta. Também faz-se necessário ter uma ingestão hídrica equilibrada para manter a hidratação do corpo.

> Onde encontrar os nutrientes que mantém a saúde capilar? Confira sugestões de alguns alimentos:
Vitamina B2 - cereais (arroz integral, aveia, trigo), ovos, semente de girassol, ervilhas, repolho e agrião.
Vitamina A - cenoura, mamão, abóbora e acelga.
Vitamina F - óleos vegetais (amendoim, linhaça, girassol), amêndoas e abacate.
Vitamina B7 - gérmen de trigo, levedo de cerveja, nozes, laranja e melão.
Cálcio - agrião, salsa, beterraba, brócolis, couve, laranja e milho.
Como alterar a coloração do cabelo sem agressões? .
O ideal seríamos nos conformar com a cor natural dos nossos cabelos, mas sabemos que o cabelo também pode contribuir para o aumento da auto-estima. Em substituição às tinturas químicas que podem agredir muito o cabelo, podem-se usar sementes ou ervas para auxiliar no controle da cor. Você se lembra das receitas da vovó que costumavam dar certo? Embora não tenham comprovações científicas, as receitas podem funcionar!

> Para escurecer os cabelos:
Gergelim: segundo o livro “Macrobiotic home remedies”, tomar chá de gergelim diariamente durante 2 a 3 semanas pode escurecer os fios. Faça o chá com 8 colheres de sementes de gergelim ligeiramente esmagadas em 1 litro de água, fervendo de 10 a 20 minutos. Segundo o autor (Michio Kushi), o chá de gergelim também pode ser útil para aumentar o leite materno ou corrigir irregularidades menstruais.
Sálvia: enxaguar diariamente o cabelo com um preparado de sálvia, feito com 2 colheres de sálvia em ½ litro de água fervente.
Nozes: embeber o cabelo numa infusão de casca de nozes em temperatura ambiente.

> Para clarear mais os cabelos:
A receita clássica é passar chá de camomila nos cabelos e expô-los ao sol por alguns minutos. Contudo, não funcionará com cabelos pretos e sim, com cabelos que já estão claros.
Enfim, manter os cabelos saudáveis e bonitos com produtos naturais pode ser uma excelente opção. Que tal experimentar?


*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.