domingo, 18 de dezembro de 2011

Ceia Light...


Para quem cuida da saúde, essa época do ano sempre fica mais complicada, a maioria das ceias preparadas pelos parentes, amigos e restaurantes são extremamente calóricos... Pensando nessa situação sugiro a vocês alguns pratos com baixo valor calórico para que se tenha menos peso na consciência nesse período de festividades.
Dica: Tenha equilíbrio em suas refeições!

SALADA EXÓTICA CALIFÓRNIA

Ingredientes para a salada:
1 repolho pequeno (ou médio pequeno), fatiado bem fininho
De 7 a 8 cebolinhas picadinhas
3/4 xícaras (chá) de salsinha picadinha

Para colocar na frigideira:
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de gergelim crú
3/4 xícara (chá) de amêndoas fatiadas (laminadas ou picadas)

Para o tempero:
1/2 xícara de azeite
1/2 xícara de óleo de milho
1/3 xícara de açúcar
1/3 xícara de vinagre de arroz
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
2 colheres (chá) de sal
2 pacotes de macarrão instantâneo crú esmigalhado (160 g)adicionar por último

Modo de Preparo Para a salada: Num recipiente, misture 1 repolho pequeno (ou médio pequeno),fatiado bem fininho, 7 ou 8 cebolinhas picadinhas e 3/4 xícara (chá) de salsinha picadinha e reserve.

Para colocar na frigideira: Numa frigideira, junte 1 colher (sopa) de manteiga, 1/2 xícara
(chá) de gergelim crú e 3/4 xícara (chá) de amêndoas fatiadas (laminadas ou picadas) e frite até dourar. Deixe esfriar. Para servir, misture os ingredientes da salada e os da frigideira com o tempero.

Para o tempero: Misture todos os ingredientes do tempero muito bem (coloque o macarrão instantâneo por último) e sirva de imediato (para estar crocante).

CANELONE LIGHT

Ingredientes:
400g de ricota fresca
100g de queijo tipo mussarela ralado
1/2 xícara (chá) de requeijão light
1/2 xícara (chá) de uvas-passas brancas
8 talos de cebolinha verde picados
5 ramos de salsa picados
250g de Peito de Peru Defumado Sadia Light fatiado (cerca de 18 fatias)
1 kg de tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados
1 maço pequeno de folhas de manjericão lavado
1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo: Comece preparando o recheio: passe a ricota fresca por uma peneira fina e recolha numa tigela grande. Acrescente a mussarela (reserve 3 colheres de sopa para finalizar a receita), o requeijão, as passas, a cebolinha, a salsa e misture bem, até obter a textura de recheio.

Montagem dos canelones: distribua as fatias de Peito de Peru sobre uma tábua, coloque uma porção do recheio sobre cada uma e enrole-as em seguida, formando os canelones.

Prepare o molho: coloque numa tigela o tomate, as folhas de manjericão, o sal e misture bem. Forre um refratário retangular com uma parte do molho, sobre ele acomode os canelones e espalhe o restante do molho. Polvilhe com a mussarela reservada, cubra com papel-alumínio e leve para aquecer em forno médio, por cerca de 20 minutos. Sirva em seguida.

TENDER LIGHT

Ingredientes:
1 tender bolinha
1 colher de chá de cravos
1 colher de chá de geléia diet de damasco
1 xícara de chá de suco de laranja
½ colher de sopa de adoçante
2 colheres de sopa de molho shoyo light
Noz-moscada a gosto

Para o Purê de castanha e cenoura

Ingredientes:
15 castanhas portuguesas
3 cenouras cruas cortadas em rodelas
Sal a gosto
1 cebola ralada
2 colheres de sopa de requeijão light
1 colher de chá de adoçante para forno e fogão

Modo de Preparo: Numa assadeira antiaderente coloque o tender e leve ao forno para assar em fogo baixo por meia hora. Tire do forno, e com uma faca, trace diagonais na superfície do tender. Enfeite com os cravos, espetando-os. Numa tigela, misture o suco de laranja com a geléia, o adoçante e a noz-moscada e o shoyo. Derrame lentamente metade desse molho sobre o tender e leve-o para assar, novamente, em forno médio, por 40 minutos. Vá regando com o restante do molho. Após esfriar, corte em fatias e despeje o molho que ficou na assadeira.

Purê de Castanha e Cenoura: Cozinhe as castanhas portuguesas na pressão. Retire as cascas e reserve-as. Em outra panela, cozinhe as cenouras. No liquidificador coloque as castanhas e as cenouras cozidas e bata até obter uma mistura homogênea. Retire a mistura homogênea e ponha em uma panela. Acrescente o sal, a cebola, o requeijão e o adoçante e leve ao fogo. Mexa bem com uma colher de pau até encorpar e ficar com a textura de purê. Tire do fogo e sirva imediatamente.

SALADA LIGHT COM TENDER

Ingredientes:
150g de abacaxi
200g de tender
10g/1 colher de sobremesa de uvas passas
10g/1/4 de maço de salsinhas
1 colher de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem’
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo: Numa tábua, corte o tender em fatias de 1cm, as fatias em tiras de 1cm e essas tiras em cubos. Reserve. Descasque o abacaxi: comece cortando a coroa e a base; apóie a fruta em uma base e corte a casca de cima para baixo. Em seguida, fatie em rodelas de 1cm e pese até completar 150g. Corte em rodelas em tiras de 1cm e estas em tiras em cubos. Lave e seque muito bem a salsinha em água corrente. Retire as folhas dos cabinhos. Numa tigela, junte os cubos de tender e os de abacaxi com as folhas de salsinha. Acrescente as uvas-passas, e os temperos restantes. Misture muito bem e sirva a seguir.

CANAPÉ DE PEPINO

Ingredientes:
2 pepinos largos em fatias
½ xícara de chá de salsa fresca bem seca e picada fina
½ pimentão vermelho cortado em palitos para decorar

Patê
1 xícara de chá de queijo cottage light
Suco de um limão amarelo
½ colher de café de noz-moscada
½ colher de café de páprica doce
Sal a gosto
2 colheres de sopa de endro fresco

Modo de preparo: Passe a lateral dos pepinos na salsa para que fiquem com a borda verde. Leve à geladeira. Para o patê, junte a o queijo cottage, o suco de limão, a noz-moscada, a páprica, o sal e o endro. Misture bem para obter um creme espesso. Ponha no centro dos pepinos uma porção do patê equivalente a 1 colher de chá. Decore com os palitinhos de pimentão vermelho.

ARROZ DE NATAL LIGHT

Ingredientes:
1 xícara de chá de ricota
1 copo de iogurte natural desnatado
1 colher de sobremesa de manjericão seco
2 xícaras de chá de arroz integral cozido na água com sal
1 abobrinha picada
1 tomate sem pele e sem sementes picado
½ xícara de chá de molho de tomate
Farinha de rosca para polvilhar

Modo de Preparo: Coloque a ricota, o manjericão e o iogurte no liquidificador e bata até obter um creme liso. Coloque metade do arroz em um refratário e pressione um pouco. Cubra com metade da abobrinha, metade do molho de tomate e a metade do creme batido. Repita a outra camada. Polvilhe com farinha de rosca e leve para gratinar.

FAROFA DE CEREAIS LIGHT

Ingredientes:
80g de cereal triturado
3 colheres de sopa de cebola picada
2 cenouras raladas
3 claras de ovo cozidas picadas
2 colheres de sopa de salsinha picada
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de uva-passa
1 colher se sopa de damasco seco picado
1 colher de sopa de figo seco picado

Modo de Preparo: Leve a cebola ao fogo para secar. Acrescente as cenouras, o sal, a pimenta e a salsinha e deixe cozinhar por alguns minutos, mexendo sempre. Junte o ovo, adicione o cereal matinal e a frutas secas só para aquecer, por mais um minutinho. Sirva para acompanhar carnes.








*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.