sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Beber muita água faz bem para a pele?


É comum ouvirmos dizer que, para mantermos nossa pele fresca e saudável, é essencial beber bastante água.
As quantidades recomendadas variam, mas a mais comum de se ouvir é que se beba oito copos de água por dia.
Na realidade, um estudo publicado no ano passado mostrou que precisamos de dois litros de líquidos - mas não especificamente de água, devendo-se levar em conta também sucos, refrigerantes e a própria água contida nos alimentos.
Beber água para hidratar a pele
Mas, qualquer que seja o volume indicado, o grande argumento por trás do conselho continua o mesmo: beber água mantém sua saúde e, mais especificamente, sua pele hidratada.
Em outras palavras, a água funcionaria como uma espécie de hidratante que age de dentro para fora.
Com tantos mitos e "verdades" sendo disseminadas sobre a saúde, talvez você não se surpreenda com o fato de que, na verdade, existem pouquíssimas evidências para confirmar essa hipótese.
Uma forma óbvia de verificarmos o efeito da ingestão de água sobre a pele seria, por exemplo, separarmos um grupo de voluntários em duas metades. Uma receberia instruções para beber água o dia inteiro, a outra seria orientada a beber quantidades normais.
Um mês depois, a condição da pele dos participantes poderia ser avaliada para estabelecermos se beber mais água resultou, ou não, em peles mais suaves e saudáveis.
Na prática, estudos como esse são raros, em parte porque, como a água não pode ser patenteada, é difícil encontrar alguém disposto a financiar esse tipo de pesquisa - ela não produziria nenhum remédio ou cosmético capaz de cobrir os custos e gerar receitas e lucros para o financiador.
Um estudo que comparou o consumo de água mineral com água de torneira produziu resultados contraditórios, sem qualquer indício de alteração na quantidade de rugas ou na suavidade da pele dos participantes.
Desidratação
O que é certo é que a desidratação exerce forte efeito sobre a pele. Se você estiver desidratado, haverá uma perda de elasticidade da sua pele e ela demorará mais tempo para recuperar a forma normal após um teste tão simples quanto dar-lhe um beliscão e observar o retorno da pele à situação original.
Porém, se é verdade que beber menos água do que o necessário é ruim para a pele, isso não quer dizer que beber quantidades excessivas seja bom.
Isso equivaleria a dizermos que, porque a falta de alimento leva à desnutrição, então comer demais deve ser bom - comer além da conta leva à obesidade, com uma série de prejuízos bem documentados à saúde.
Por outro lado, pelo menos um estudo mostrou que beber água antes de refeição ajuda a perder peso.
Siga a sede
Então, de onde vem a recomendação de oito copos de água por dia para uma pele saudável?
Ninguém sabe.
O que se sabe é que, em situações específicas, como pessoas que já tiveram pedras nos rins, uma maior ingestão de líquidos diminui a chance de que os cálculos retornem.
Concluindo, não há evidências de que beber mais água do que o normal seja bom para a pele.
E tampouco existe uma regra definitiva sobre a quantidade ideal de água que devemos beber, já que isso depende do clima e do tipo de atividade que você está fazendo.
Mas todos nós temos um ótimo guia interno, capaz de ajudar bastante: a sede.
Fonte: Diário da Saúde

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

App GRATUITO para celular para ajudar a gerenciar melhor sua SAÚDE




Aplicativo "Dr. Ícaro - Gerenciador Saúde"

JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD GRATUITO NA GOOGLE PLAY STORE:

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.verdesource.icaro&hl=pt_BR

Gostaria de pedir a todos que tenham Android para baixar, testar e se possível qualificar, com comentários, pelo que muito agradeço!

"Você vive esquecendo de tomar água ou alimentar-se direito durante o dia? Ou não toma seus suplementos ou medicamentos nos horários corretos?
Este aplicativo vai ajudar você a lembrar destas tarefas e ainda dar dicas constantes e atualizadas em SAÚDE, via posts, textos, áudios e vídeos: tudo para ajudar você a planejar-se bem e manter melhores hábitos de vida, para assim conquistar saúde e vida mais longa com produtividade e bem-estar".

* Parabéns à VerdeSource do Gabriel Viragine, Ivan Viragine e Leonardo Viragine pelo excelente trabalho

** Em 2 semanas sai a versão para o Iphone e Ipad - avisarei por aqui

*** Por favor DIVULGUEM / COMPARTILHEM porque o app foi desenhado para AJUDAR muita gente a cuidar-se melhor!

**** O app serve para pacientes e profissionais de saúde:
PACIENTES: Hábitos saudáveis de vida, dicas de saúde e usar corretamente suplementos/remédios são importantes para todo ser humano, concordam?
PROFISSIONAIS DE SAÚDE: se seus pacientes mantiverem bons hábitos de vida (sendo os básicos água e boa alimentação regularmente) e ingerirem direito os suplementos/medicamentos prescritos, terão melhores resultados com os tratamentos prescritos!



Agradeço se puderem ajudar a compartilhar amplamente e pedir pra quem puder: instalar, avaliar e compartilhar: só assim podemos melhorar o app para todos!


Um abraço

Dr. ícaro Alves Alcântara


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Dietas vegetarianas são associadas com menor risco de morte...


Estudos têm mostrado que pessoas com dietas vegetarianas oferecem menor risco de ter câncer, diabetes, derrame e ataque cardíaco
Se, de um lado, já se sabia que oconsumo de carne vermelha eleva o risco de morte em até 20%, agora se confirmou o outro lado da questão - que as dietas vegetarianas estão associadas com taxas de mortalidade reduzidas.
Para estudar o risco de mortalidade geral, os pesquisadores identificam um grupo e acompanham todos os seus membros durante um período de tempo - seis anos no caso deste estudo.
Tipos de dietas vegetarianas
Os dados estão em um estudo com mais de 70.000 pessoas, com resultados mais favoráveis para os homens do que as mulheres - que normalmente já vivem mais -, publicado pelo JAMA Internal Medicine.
Michael J. Orlich e seus colegas examinaram todas as causas de mortalidade por causa específica em um grupo de 73.308 homens e mulheres pertencentes à Igreja Adventista do Sétimo Dia, onde é comum a prática do vegetarianismo em suas várias vertentes.
Os pesquisadores classificaram os participantes em cinco grupos: não vegetarianos, semi-vegetarianos, pesco-vegetarianos (incluem frutos do mar na dieta), ovo-lacto-vegetarianos (incluem leite e ovos) e vegan (excluem todos os produtos de origem animal).
Os pesquisadores observaram que as pessoas vegetarianas, além de viverem mais, tender a ter maior nível educacional, são mais propensas a se casar, a beber menos álcool, a fumar menos, a se exercitar mais e serem mais magras.
"Estes resultados demonstram uma associação global dos padrões de dieta vegetariana com uma menor mortalidade em comparação com o padrão de dieta não vegetariana.
"Eles também demonstram algumas associações com menor mortalidade das dietas ovo-lacto-vegetarianos, pesco-vegetarianos e vegan quando especificamente comparadas com a dieta não vegetariana," concluem os autores.
Fonte: Diário da Saúde
 ** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Ipad e saúde bucal...


Se você tem filhos e iPad é provável que o aparelhinho fique nas mãos dos pequenos por um bom tempo. Nossas crianças parecem que nascem com um chip para tecnologia. Claro que é   preocupante uma criança que só demonstra interesse por joguinhos eletrônicos, portanto devemos  buscar sempre o equilíbrio.

Acredito que o iPad é tão bom quanto seu conteúdo, com aplicativos que tem como objetivo divertir e  ajudar no desenvolvimento infantil. Resolvi dar uma mãozinha para vocês que adoram ver seus pequenos brincando com os tablets.
Em Little Dentist, o jogador tem que deixar os dentes dos clientes em perfeitas condições de saúde. O jogo é simples e divertido e tem como finalidade cuidar da boca de pacientes como um dentista atendendo no seu consultório odontológico, sendo necessário realizar atividades de limpeza, escovação, retirada de cáries. Com ele, além das  crianças se divertirem, elas irão aprender  a cuidar dos seus próprios dentes, pois o jogo ensina as noções básicas de higiene bucal. É um tipo de jogo que também desenvolve as habilidades motoras dos pequenos, pois exige alguns movimentos específicos para cada tipo de atividade.
A perfeita imitação dos sons dos aparelhos e as caretas engraçadas dos pacientes valorizam ainda mais essa brincadeira.  Essa imitação dos sons do consultório do dentista com certeza é a melhor parte. Faz com que aquele barulhinho do dentista, tão temido por muitos, vire rotina, parte da brincadeira. Assim quando sua criança chegar para a visita ao dentista ela já vai estar mais familiarizada com os instrumentos, com os barulhos, porque ela já brincou de ser dentista em casa. Apesar da sua simplicidade, Little Dentist é um jogo com caráter educativo sobre  o bom hábito da higiene bucal.
Qualquer criança que for estimulada por um tablet se desenvolverá mais facilmente, aprendendo de forma interativa e divertida, acompanhada sempre por um responsável.


*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.    

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Saiba porque muitos treinam há anos e não hipertrofiam...


1-                  GENÉTICA:
DESTACO ESTE 1º FATOR, POIS QUEM TEM A GENÉTICA DESFAVORÁVEL PARA HIPERTROFIA MUSCULAR, IRÁ DEMORAR MAIS PARA ATINGIR OS RESULTADOS DO QUE OS INDIVÍDUOS GENETICAMENTE FAVORECIDOS, PORÉM, COM TREINOS E ALIMENTAÇÃO ADEQUADOS, CERTAMENTE OS OBJETIVOS SERÃO ATINGIDOS!!! MEU CONSELHO É TER MAIS ATENÇÃO NOS FATORES ABAIXO!!!

2-                  INGESTÃO CALÓRICA MENOR DO QUE AS NECESSIDADES DIÁRIAS:
Ingerir menos calorias do que as necessidades diárias é muito comum principalmente no público feminino que tem o receio de engordar. Mas veja bem, para hipertrofiar os músculos, é preciso ingerir mais calorias do que se gasta, incluindo proteínas de boa qualidade, carboidratos integrais, gorduras boas, mas em doses certas!!! Caso contrário, poderá haver perda de massa muscular. Por isso é muito importante o acompanhamento nutricional paralelamente aos treinos!!!

3-                  DESCANSO INADEQUADO:
É durante o sono que ocorre a hipertrofia muscular, pois durante este período, ocorre maior liberação de hormônios anabolizantes e assim, os músculos se regeneram (cicatrizam) dos esforços submetidos nos treinos. Por isso, “virar noites” atrapalha completamente o processo de hipertrofia muscular!!!
Já durante o treino, o músculo que está sendo solicitado é degradado pelos esforços, mas aumenta de tamanho (incha) devido ao fluxo sanguíneo que se dirige para o mesmo. Por exemplo: ao treinar bíceps, o sangue se concentra nos braços.

4-                  PROGRAMAS DE MUSCULAÇÃO INADEQUADOS:
1º ERRO: TUDO 3X12 OU 4X10. É muito comum encontrarmos numa sala de musculação, vários alunos com a mesma série: 3x12 ou 4x10 em tudo. Além da monotonia, é muita falta de sensibilidade, criatividade ou mesmo dedicação em elaborar um treino apropriado, pois um bom professor sabe que temos diferentes tipos de fibras musculares e por isso, os métodos de treinamento devem ser variados. Um programa de musculação não pode ser único para todos. Alunos são seres únicos, com características e necessidades individuais e por isso, os treinos devem ser elaborados individualmente!!! Caberá ao professor ter o “feeling” na escolha dos exercícios!!!

2º ERRO: TREINOS LONGOS, ACIMA DE 60 MINUTOS. Muitos pensam que quanto maior a série, melhores os resultados. Mas isto não procede. O ideal para hipertrofia muscular é treinar no máximo 60 minutos por dia, para evitar o catabolismo, ou seja, a utilização de massa muscular como fonte de energia.

3º ERRO: MANTER O MESMO TREINO POR MAIS DE 3 MESES. Por incrível que pareça, já me deparei por diversas vezes com alunos que treinavam durante 1 ano ou mais sem trocar os exercícios. Isto é um descuido enorme por parte da academia e dos professores!!! O período máximo para se manter um treino é 3 meses, mas o ideal é trocar a cada 2 meses para evitar adaptação dos músculos, o que impede a hipertrofia muscular, ou seja, o esforço já não é suficiente para gerar resultados.

4º ERRO: NÃO DAR UM DESCANSO ADEQUADO ENTRE OS TREINOS. Para os músculos crescerem, é necessário não só o descanso durante o sono como também intervalos de 24 a 72 horas entre os grupos musculares a serem treinados durante a semana. Quanto maior a intensidade, maior deverá ser o intervalo.

SEGUEM ALGUNS EXEMPLOS QUE SUGIRO PARA A DIVISÃO DOS TREINOS:


2ª F
3ª F
4ª F
5ª F
6ª F
SAB
DOM
TREINO A
TREINO B
TREINO C
TREINO A

TREINO B
TREINO C
OFF

2ª F
3ª F
4ª F
5ª F
6ª F
SAB
DOM
TREINO A
TREINO B
OFF
TREINO C

TREINO D
TREINO E
OFF

2ª F
3ª F
4ª F
5ª F
6ª F
SAB
DOM
TREINO A
TREINO B
TREINO
A
TREINO B
TREINO A
TREINO B
OFF

2ª F
3ª F
4ª F
5ª F
6ª F
SAB
DOM
TREINO A
TREINO B
TREINO C
TREINO D

TREINO E
TREINO F
OFF

5-   O ALUNO NÃO UTILIZAR UM RELÓGIO PARA MARCAR SEU DESCANSO ENTRE AS SÉRIES:
 O uso de um cronômetro faz toda a diferença durante o treino. O descanso é uma forma de aumentar a intensidade dos exercícios, pois influencia no gasto calórico, queima de gordura e hipertrofia muscular. Por exemplo: 30, 45, 60, 120 segundos. Descansos menores (30 e 45 segundos) aumentam o gasto calórico, otimizam a queima de gordura e elevam o fluxo sanguíneo no músculo solicitado. Descansos maiores são para treinos com grandes sobrecargas, mais voltados para treinos de força. Este é mais um recurso que pode e deve ser utilizado nos treinos para estimular os músculos de formas diferentes. Segundo estudos recentes (Fonte: Rahimi, R, Qaderi, M, Faraji, H, and Boroujerdi, SS. Effects of very short rest periods on hormonal responses to resistanceexercise in men.J Strength Cond Res,24(7): 1851–1859,2010), treinar utilizando 60 segundos de descanso estimula a liberação de GH, hormônio este que otimiza a queima de gordura, enquanto  120 segundos, favorece a liberação de testosterona, que otimiza a hipertrofia muscular. O que ocorre, é que muitas vezes o aluno se distrai, conversa, e esquece do descanso, atrapalhando o treino e consequentemente os resultados!!!  


*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.   



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Melatonina ajuda a combater o câncer de mama...


A melatonina - hormônio cuja principal função é regular o sono - também pode ajudar a combater o câncer de mama.
A conclusão é de pesquisadores da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.
A equipe da professora Débora Zuccari verificou que a substância é capaz de reduzir pela metade, em média, o crescimento do tumor em camundongos.
A melatonina é secretada naturalmente pela glândula pineal, localizada no cérebro, e participa da regulação do ciclo de sono e vigília em todos os mamíferos.
Em alguns países, a substância também pode ser encontrada em farmácias na forma de suplemento alimentar, mas no Brasil a venda não é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo Débora, estudos anteriores indicaram que, em doses terapêuticas - acima dos níveis naturalmente encontrados no organismo -, a melatonina tem ação antioxidante, ajudando a livrar as células de radicais livres que podem causar dano ao DNA. Além disso, ela inibe a atividade da telomerase, enzima cuja expressão aumenta nas células malignas para favorecer sua proliferação.
"Diversos trabalhos mostraram que o tumor, muitas vezes, é capaz de manipular as defesas do organismo, fazendo até mesmo as citocinas pró-inflamatórias trabalharem a seu favor. A melatonina parece modular essa resposta imune, impedindo que as células malignas se multipliquem tão livremente", explicou a pesquisadora.
Viabilidade celular
O objetivo do experimento era ver o impacto da melatonina sobre a viabilidade celular, ou seja, sobre a capacidade de multiplicação das células em cultura.
"Quando o tumor entra em processo de crescimento exponencial, parte do tecido começa a sofrer de hipóxia (falta de oxigênio) e isso estimula a expressão dos genes responsáveis pela formação de novos vasos sanguíneos, principalmente o VEGF (fator de crescimento endotelial vascular), para aumentar o aporte de nutrientes no local", explicou Débora.
Parte das culturas foi então tratada com doses de melatonina que variaram entre 0,5 e 10 milimols (mmol).
Nas linhagens de células metastáticas, a dose de 1 mmol foi a que mostrou maior benefício, reduzindo em 50% a viabilidade celular quando comparada ao controle.
"Já nas linhagens de carcinoma ductal invasivo, todas as doses foram capazes de reduzir a viabilidade celular em mais de 50%. Acreditamos que o benefício se deva ao fato de que esse tipo de tumor é sensível ao estrogênio e a melatonina se liga nos receptores de estrogênio. Já no caso das células metastáticas, o mecanismo de interação ainda não está bem estabelecido, precisamos investigar melhor", disse Débora.
Fonte: Diário da Saúde

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Seu anticoncepcional (pílula, DIU ou anel) contém PROGESTINA? Então leia isto...



Desconheço anticoncepcionais com progesterona, sejam eles orais, em DIU (p.ex. Mirena) ou anéis (p.ex. NuvaRing) – todos eles são com progestinas; quer saber as diferenças para a sua saúde entre o uso de progesterona ou de progestinas? Então leia estes links atentamente, e forme sua própria opinião sobre a questão:
(Parte 1) – Entenda seu ciclo e para que você precisa de hormônios por toda a vida:
(Parte 2) – Entenda o que acontece quando você “mexe” com o equilíbrio hormonal do seu organismo (como e por que isto ocorre):

Por que estou postando isto? Hoje uma paciente me mandou email com várias dúvidas sobre anticoncepcionais e uma das frases me motivou a este post, em especial:
… “a minha médica me disse que o Elani é de progesterona”…
Sobre este comentário, creio ter que informar que (antes de continuar, por favor LEIA o conteúdo dos links acima ou pode não entender direito o que vou tentar explicar – o texto total é longo MAS duvido se não vai te interessar e tirar MUITAS dúvidas):
1 – Segundo a bula do Elani, sua composição é drospirenona + etinilestradiol, ou seja, se drospirenona fosse progesterona, possivelmente estaria escrito assim, não? Aliás, se progestina fosse progesterona, provavelmente não haveria este outro nome para ela ou necessidade deste, não acham?
2 -  Olhe as 2 moléculas e me diga se são iguais: porque se não forem, como esperar que o organismo humano interprete-as como tal e assim determine efeitos iguais de ambas?
3 – Será que não existe anticoncepcional com  progesterona, de verdade, porque como qualquer organismo humano consegue produzi-la a molécula não poderia ser patenteada e, por isso, precisariam “mudá-la um pouco” para poder patenteá-la como nova molécula e assim lucrar com sua venda (mas aí dizendo que seria esta progestina “a mesma coisa” que progesterona, para não prejudicar as vendas)?
4 – Sim, muitas bulas e informações na internet e prestadas pela indústria farmacêutica levam médicos e pacientes a achar que progestinas e progesterona são “a mesma coisa”  ou que as pequenas diferenças entre as moléculas não causem efeitos deletérios ao organismo mas leia os links acima e perceba: moléculas diferentes, por minimamente diferentes que sejam, causam efeitos diferentes no organismo, já que ele sempre percebe diferenças! E de fato, progesterona tem efeitos gerais protetores, até equilibrando os efeitos dos potentes estrogênios (que as mulheres produzem em grande quantidade ao longo de uma vida normal) MAS as progestinas são cada vez mais implicadas, em centenas de estudos, com efeitos até opostos à progesterona (mais uma vez, leia o conteúdo dos links acima, se ainda não o fez).
Quer um exemplo disto? Mais uma vez usando a drospirenona (mas ressaltando que este raciocínio vale para TODAS as progestinas): se ela é uma progestina MAS toda progestina “é a mesma coisa” que progesterona (ou age “igual”), como explicar o alerta da ANVISA (http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/998472-estudo-aponta-que-anticoncepcionais-aumentam-risco-de-trombose.shtml) de que anticoncepcionais com drospirenona aumentam o risco de trombose se a progesterona (de verdade, por exemplo produzida pelo corpo e mesmo a bioidêntica, molecularmente idêntica à que produzimos, em doses adequadas) melhora a circulação sangüínea (em boa parte por efeito “anticoagulante”)? Se progesterona e progestina têm efeitos diferentes, até mesmo alguns antagônicos, só podem ser substâncias diferentes, não? Se progestina fosse o mesmo que progesterona, portanto, COMO explicar esta discrepância?
5 – Desconheço qualquer texto científico que seja, atual e bem embasado, que diga categoricamente que progesterona e progestinas são a mesma coisa ou que têm totalmente os mesmos efeitos. Se alguém conhecer algum por favor me envie MAS acho muito improvável que isto exista até porque, como já provei acima, são substâncias com estruturas químicas diferentes e bem sabemos que estas diferenças necessariamente causam diferenças no jeito como nosso organismo as interpreta, que vão refletir nos efeitos provocados.

Resumindo, ante todo o exposto:
DESCONHEÇO anticoncepcionais com progesterona, sejam eles orais, em DIU (p.ex. Mirena) ou anéis (p.ex. NuvaRing) – todos eles são com progestinas; e qual o impacto disto na sua saúde? Quanto mais tempo você usá-los, maiores as conseqüências sobre o seu organismo da carência de progesterona (conforme já extensamente demonstrada e discutida nos links citados), levando a uma grande gama de sintomas possíveis e mesmo a sintomas de climatério-não-compensado (“menopausa”), bem antes que ela ocorra “naturalmente”.

Entendido?

Um abraço e boa semana!

Dr. Ícaro Alves Alcântara
www.icaro.med.br

* A idéia deste texto é esclarecer sobre o assunto, de forma bem fundamentada e explicativa; sugestões de melhoria e criticas construtivas são sempre bem vindas!