quarta-feira, 22 de abril de 2015

Tomar suco detox é suficiente para melhorar minha saúde?



Longe de criticar o suco verde com couve, gengibre e algumas frutas que, inclusive, eu adoro, mas, apesar de terem componentes importantes que ajudam na detox do fígado, o processo de metabolização hepática é muito mais complexo e exige uma série de nutrientes que vão muito além de um suco.

Cada vez mais recebo pacientes que tomam esses sucos - muitas vezes de caixinha - com apelo de detox, achando que com isso vão ficar com a saúde perfeita.

O fígado é um dos órgãos mais importantes do nosso organismo. Nele ocorrem milhares de reações bioquímicas a todo minuto, metabolizando tudo que entra no nosso organismo desde alimentos, remédios, toxinas, hormônios e outros. Essas reações são extremamente necessárias para a utilização dos nutrientes benéficos para seu organismo, como também para eliminação das toxinas.

Para que isso ocorra existem duas fases principais importantíssimas que chamamos de fase 1 e 2, onde vários nutrientes como vitaminais, minerais, bioflavonóides e aminoácidos são fundamentais para que isso ocorra. E você pode ter certeza que nenhum suco vai te dar todos estes componentes.
Na fase 1 ocorrem as reações de oxidação, redução, hidrólises, todas mediadas pelas enzimas da família do CYP 450s, e para que isso aconteça temos que ter bom aporte de alguns nutrientes como: ácido fólico, VIT B2, 3, 6, 12, carotenoides, tocoferóis, VIT C, BCAA, bioflavonóides, Cq10, zinco, selênio, cobre, manganês, silimarina, compostos thiols.

Já a fase 2, também chamada de fase de conjugação, onde ocorrem reações de sulfatação, glucuronidação, metilação - é extremamente dependente de aminoácidos como: taurina, glicina, methionina, cisteína e glutamina.


Além de uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas é fundamental que você não agrida o seu fígado, evitando medicamentos desnecessários (ex: anti-inflamatórios e analgésicos), moderando o álcool e mantendo a cintura magra, pois, a gordura abdominal geralmente leva a um fígado gorduroso, o que também sobrecarrega o seu funcionamento. No próximo post vou falar de alimentos para ajudar o bom funcionamento do seu fígado. Até lá.


Texto do Dr. leonardo Higashi, conforme em: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10153300380914359&set=a.10150400311994359.413754.756769358&type=1&theater

---------

Como prometido no post anterior, hoje vou falar dos alimentos que ajudam a melhorar o funcionamento do seu fígado. A metabolização hepática é complexa e existem inúmeros nutrientes essenciais para que ocorra de forma adequada.
Na fase 1 ocorre varias reações bioquímicas (oxidação, redução, hidrólises) todas mediadas pelas enzimas da família do CYP 450s, e para que isso aconteça é fundamental um bom aporte de alguns nutrientes e alimentos como: 
1⃣ Vitaminas das B 2,3, 6, 12 e ácido fólico 🏻 alimentos: levedura de cerveja, germen de trigo, aspargus, lentilhas, fígado, ostras, sardinha, gema do ovo, atum, truta, nozes, Peru, farelo de arroz, casca do amendoim, frango, salmão, amêndoas, cogumelos, semente de girassol
2⃣ Bioflavonóides 🏻 alimentos : casca da uva, cebola, curry, frutas cítricas
3⃣ Aminoácidos de cadeia ramifica (bcaa) 🏻 alimentos : carnes vermelhas, peixes, frango, grãos germinados, ovos e derivados lácteos (cuidado especial nos intolerantes)
4⃣ Glutationa 🏻 brócolis, couve, couve flor, abacate, repolho, pera e melancia
5⃣ Minerais antioxidantes como cobre, zinco, manganês, selênio 🏻 alimentos: ostras, gengibre, cordeiro, castanha do Pará, noz pecan, amêndoas, lecitina de soja, espinafre, aveia, centeio, manteiga, frutos do mar, vinagre de maçã
6⃣ Carotenóides (Vit A) 🏻 alimentos : fígado, cenoura, damasco, batata doce
7⃣ Tocoferois (vit E) 🏻 alimentos: semente de girassol, amêndoas, nozes, castanhas, azeite de oliva
8⃣ Vitamina C 🏻 alimentos: acerola, pimenta vermelha, frutas cítricas
9⃣ Coenzima Q 10 🏻 alimentos: folhas verdes escuras, brócolis, peixes, carnes, castanhas
🔟 Silimarina 🏻 alimentos: alcachofra, cardo Marianum, curry, berries
1⃣1⃣ Alimentos ricos em thiols 🏻 alimentos: alho, cebola, vegetais cruciferas 
Já a fase 2, também chamada de fase de conjugação onde ocorrem reações de sulfatação, glucoridacao, metilação, que é extremamente dependente de aminoácidos como: 
1⃣ Glicina 🏻 alimentos: gelatina, porco, carne vermelha, peito de frango, crustáceos
2⃣ Glutamina 🏻 alimentos: proteína da soja, semente de girassol, ovos, amendoim, peixes, tofu, carnes (continua nos comentários)
3⃣ Cisteína 🏻 alimentos: ovos, sementes, peixes, proteína da soja, carnes, mostarda, aveia, feijão, tofu, raiz forte
4⃣ Methionina 🏻 alimentos: clara e gema do ovo, peixes de águas profundas, spirulina, proteína da soja, carnes
5⃣ Taurina 🏻 alimentos: bacalhau, camarão, mexilhões, peixes de águas profundas (principalmente crus), carnes, pato, cordeiro. 
Entenderam agora, por que um suco detox (apesar de ajudar), não é suficiente?
Boa noite e boa dieta!!!