quarta-feira, 29 de abril de 2015

Dentes fracos existem?


Dentes não estragam porque são fracos. O fato de algumas pessoas serem mais propensas a desenvolver cárie, dificilmente  tem relação com a genética.
Os dentes, assim como as unhas e ossos, são formados por uma matriz mineral chamada hidroxiapatita (fosfato de cálcio cristalino). O que diferencia a formação de cada um desses órgãos é a maneira com que essa matriz se combina (da mesma forma que o carbono pode formar diamante ou grafite).

 Portanto, uma pessoa até pode ter dentes fracos, mas ela certamente também apresentará fragilidade óssea e ungueal. Por exemplo, pessoas que sofrem de osteogênese imperfeita.

Para a cárie se desenvolver é necessário a presença da bactéria causadora da cárie em um ambiente com higiene deficiente e de uma alimentação rica em açúcares. Portanto você não está predestinado a ter cáries!
O que você herda são alguns hábitos de alimentação que podem ser pouco saudáveis, como doces, refrigerantes…você também herda alguns hábitos de higiene que podem ser negligentes com a saúde bucal…percebeu que nada disso tem a ver com genes.
Portanto, para que seus dentes fiquem livres de cárie, não existe tríade melhor do que: alimentação saudável, higiene bucal excelente e visitas regulares a um bom dentista.

Dra Taluana Cezar Modesto França – CRO DF 4681
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial/ Ortopedia Funcional dos Maxilares
Especialista em Periodontia e Especializanda em DTM e Dor Orofacial
Site: www.dual.odo.br Facebook: dual.topdentbrasilia (curta nossa página)