segunda-feira, 20 de abril de 2015

EXERCÍCIOS COMPOSTOS X ISOLADOS: QUAL DELES É MAIS EFICIENTE?

A musculação, ao contrário do que muitos pensam, é repleta de opções de treinamento. Podemos variar métodos, tipos de exercícios, pegadas, optar por máquinas, exercícios livres com barras, halteres e elásticos, dependendo do objetivo e condicionamento físico e de saúde do aluno. Dentre todas estas variações, os tipos de exercícios (compostos e isolados) tem sido muito discutidos entre os mais renomados educadores físicos quanto a eficiência. Mas afinal, quais as diferenças, vantagens e desvantagens?

Exercícios compostos: são aqueles em que vários músculos e articulações agem simultaneamente. Por exemplo:
Agachamento – quadris e joelhos são as principais articulações, que envolvem todos os músculos anteriores e posteriores da coxa e glúteos. E devido ao seu alto grau de complexidade, músculos da panturrilha e tronco se contraem para estabilizar o movimento.
Outro exemplo é a puxada aberta pela frente, a qual solicita as articulações dos ombros e cotovelos, contraindo toda a região dorsal e flexores do cotovelo (bíceps braquial, braquial e braquiorradial), além de solicitar bastante os flexores dos dedos (músculos do antebraço) para mantermos as mãos fechadas durante as puxadas.



Exercícios isolados: são realizados por uma única articulação, buscando o isolamento de um único grupo muscular, ainda que outros músculos atuem, mas numa participação menor. Por exemplo:
Cadeira extensora, exercício no qual realizamos somente a extensão de joelhos, solicitando a região anterior da coxa (quadríceps).
Outro exemplo é a rosca bíceps, exercício que realizamos através da flexão do cotovelo, solicitando bíceps braquial, braquial e braquiorradial, havendo também a contração dos músculos do antebraço para mantermos as mãos fechadas.



MINHAS CONSIDERAÇÕES:
Os exercícios compostos levam a um maior gasto calórico e promovem maiores benefícios no metabolismo do que os isolados devido ao maior envolvimento de articulações e músculos que ocorre nos mesmos. Quem os pratica regularmente se beneficia e MUITO, devido a maior liberação de hormônios anabólicos durante, após o treino e a longo prazo. Estes hormônios otimizam tanto a queima de gordura, como também o ganho de massa muscular e estes fatores influenciam positivamente no metabolismo, tornando-o mais acelerado naturalmente.
Para indivíduos com pouco tempo para treinar, como por exemplo: 30 minutos, 3x por semana, investir nos exercícios compostos será o melhor caminho.
Se o objetivo for cuidar das articulações, gastar calorias e obviamente melhorar a aparência muscular, os exercícios compostos serão fundamentais e se houver disponibilidade para acrescentar os isolados, considero ainda melhor.
Para indivíduos com uma maior disponibilidade para treinar, como por exemplo, de 3 a 7x por semana, de 30 a 60 minutos diários, sugiro realizar tanto os exercícios compostos, como isolados.
Para quem visa HIPERTROFIA MUSCULAR, o ideal é treinar de 4 a 7x por semana, com variações de métodos, exercícios, máquinas, pegadas, etc... E os exercícios isolados serão tão importantes quanto os compostos.
Espero ter ajudado a esclarecer a importância e diferenças entre os tipos de exercícios e quem tiver dúvidas, meu email é paulafortesperonal@hotmail.com

Abraços,