terça-feira, 15 de julho de 2014

Os dentes do siso podem empurrar e entortar outros dentes?


As evidências científicas indicam que não. Os dentes do siso (terceiros molares) começam a erupção  no final da adolescência/início dos vinte anos, e ao mesmo tempo os dentes inferiores começam a ficar tortos. Porém, não é porque duas coisas acontecem ao mesmo tempo que significa que uma causa a outra. 
Estudos clínicos bem delineados podem testar se dois eventos que acontecem ao mesmo tempo tem uma relação causal: neste caso, os eventos são o apinhamento dos dentes inferiores anteriores e a erupção dos dentes do siso. E é isso que tem sido feito por vários pesquisadores. 
Em torno de  25-35% da população adulta não nascem com dentes do siso. Assim, os pesquisadores tiveram uma grande amostra de adultos jovens e os dividiu em dois grupos: grupo A tem os dentes do siso, o grupo B nasceram sem eles. Eles, então, observaram a quantidade de apinhamento na idade adulta para ambos os grupos. O que eles descobriram foi que não houve diferença entre os dois grupos. Portanto, a conclusão é que se você tem os dentes do siso ou não, há uma chance de que seus dentes inferiores tornem-se apinhados.
 Ou, dito de outra forma: a presença de dentes do siso não parece ser um fator causador de apinhamento inferior.
Os dentes se tornam mais apinhados com a idade, provavelmente, devido ao crescimento da mandíbula, que ocorre ao longo da vida (como fazem orelhas e narizes). A mandíbula tende a crescer mais do que a maxila e isso provova o apinhamento nos dentes inferiores.

Desta forma, a extração dos dentes do siso não vai impedir que os dentes inferiores fiquem apinhados (tortos). Os terceiros molares são extraidos por motivo de falta de espaço, dor recorrente, entre outros.
Os dentes tendem ao apinhamento, por isso se você fez um tratamento ortodôntico, é essencial o uso da  contenção inferior, com ou sem os dentes do siso.

Dra Taluana Cezar Modesto França – CRO DF 4681
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Periodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares
Site: www.dual.odo.br Facebook: dual.topdentbrasilia (curta nossa página)