terça-feira, 8 de julho de 2014

O que é Ortopedia Funcional dos Maxilares?


A ortopedia funcional dos maxilares (OFM) é uma especialidade da Odontologia que soluciona desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares e  alinhamento dos dentes.  Atua redirecionando, estimulando e até restringindo  o crescimento por meio de aparelhos bucais.  O objetivo é  tratar a má oclusão ( mordida errada)  através dos recursos terapêuticos que utilizem estímulos funcionais visando equilibrar o sistema estomatognático (SE) e as  funções vitais como mastigação, deglutição, respiração, fonação.
Os aparelhos ortopédicos são bimaxilares e induz ao paciente a realizar um novo trabalho muscular, através dos estímulos na rede dos neurônios sensoriais da região bucal, que levam a mensagem até o sistema nervoso central ”informando “esta nova situação. Desta forma, há uma remodelação das  estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais, buscando o equilíbrio do SE.
Esses dispositivos  ortopédicos funcionais foram desenvolvidos para atuar precocemente, ou seja, assim que o problema seja detectado. Quando mais cedo for possível intervir, melhores serão os resultados: tratamentos mais rápidos; evita-se extrações de dentes por falta de espaço; o problema instalado é menos severo; maior estabilidade do tratamento; melhora a auto estima da criança, pois soluciona problemas estéticos.
Esperar o crescimento da criança é um erro devido ao agravamento do problema dentário e das funcões (respiração, deglutição e fonação). Uma avaliação com um profissional capacitado é muito importante.

Dra Taluana Cezar Modesto França – CRO DF 4681
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Periodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares
Site: www.dual.odo.br Facebook: dual.topdentbrasilia