terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Pesquisadores defendem pasta com flúor desde surgimento do 1º dente de leite...

A indicação vai contra a prática comum da área, que indica creme dental com flúor apenas após os 3 anos, mas para estudiosos da Unesp, risco de cárie é pior do que fluorose. 
 
Enquanto a maioria dos dentistas indica o uso de pastas sem flúor para crianças, para evitar a fluorose – aquelas manchinhas brancas no dente que o tornam mais frágil – o grupo de pesquisadores da Unesp defende que o flúor com moderação não é prejudicial e que o creme dental fluoretado deve ser usado assim que o primeiro dente de leite nascer, por volta dos seis meses. Para esses pesquisadores, desde que usado com moderação, os efeitos positivos do flúor são maiores do que a possibilidade de desenvolvimento da fluorose. O cuidado deve ser na dosagem. A quantidade deve ser equivalente a de um grão de arroz, porque se a criança ingerir acidentalmente, o risco é menor. Conforme a criança cresce, ela aprende a cuspir, e, então, os pais devem aumentar gradativamente a porção, usando a quantidade de um grão de feijão, de ervilha.               
 
Para aquelas crianças com menor risco de ter cárie – as que mantem uma excelente higiene bucal, uma boa alimentação e principalmente um acompanhamento periódico de um odontopediatra – os pesquisadores recomendam um creme dental com metade da quantidade de flúor, de 500 ppm e nunca sem flúor. O ideal é o pai escovar o dente do filho sempre com a pasta fluoretada/sem abrasivos e comprar uma pasta sem flúor só para a criança treinar a escovação. 
 
Em busca de pastas de dente mais efetivas, os pesquisadores da Unesp estão trabalhando no desenvolvimento de produtos contendo não somente flúor, mas também cálcio e fosfato. Estudos preliminares demonstraram que estas pastas apresentam efeito semelhante ao das pastas convencionais, mesmo contendo a metade da quantidade de flúor. Assim, a criança teria o mesmo benefício anticárie de um produto convencional, mas com um risco menor de ingestão de flúor durante a escovação. Isto é altamente desejável especialmente para crianças abaixo dos 3 anos de idade, afirmam os pesquisadores. 
 
 

*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.