terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Odontologia hospitalar...

 
 
Aos poucos, a Odontologia está sendo inserida no ambiente hospitalar. O trabalho em equipe multidisciplinar vem se desenvolvendo em várias esferas de serviços de saúde. No âmbito hospitalar, os pacientes atendidos são aqueles cujo quadro sistêmico requer condições específicas e uma estrutura diferenciada do atendimento cotidiano de um consultório odontológico.

É importante ressaltar que o atendimento odontológico a pacientes hospitalizados portadores de enfermidades sistêmicas favorece realmente a recuperação destes.

A cavidade bucal é uma via de entrada para infecções, principalmente a respiratória. A falta de uma higiene oral adequada facilita a proliferação de bactérias que podem comprometer a situação clínica do paciente. O papel do cirurgião dentista nesse ambiente pode auxiliar muito na diminuição de infecções graves que, muitas vezes, começam pela boca.

Um dado importante indica que a situação é ainda mais grave nas Unidades de Terapia Intensiva, onde a falta de higienização bucal pode causar até pneumonia ao paciente, doença responsável por 30% das mortes nesse ambiente. 

Para reforçar ainda mais a importância de um dentista no ambiente hospitalar, o Conselho Regional de Odontologia do DF marcou presença, no dia 04 de dezembro, junto com as representações de classe, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), do Senado Federal, na votação que garantiu a essência do Projeto de Lei da Câmara 34/2013, que assegura a prestação de assistência odontológica a pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
 

*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatur