sábado, 13 de setembro de 2014

Emagrecer - dicas fundamentais



1. Coma devagar e mastigue bem os alimentos
Quando você se alimenta, movimenta um sem número de músculos e estimula um monte de receptores que vão modulando todo o processo. A quantidade de suco gástrico produzida, os movimentos peristálticos, a participação da vesícula biliar e, até mesmo, a sensação de saciedade, dependem de como você realiza o processo. Comer devagar faz com que, a grosso modo, dê tempo do seu intestino "informar" o seu cérebro de que você já comeu o bastante, evitando o excesso de alimentação. A boa mastigação tritura melhor os alimentos, favorecendo a ação das enzimas digestivas e ajudando a garantir uma boa digestão e absorção;

2. Não fique com fome
É isso mesmo. Evite passar muitas horas sem se alimentar. Quando você fica sem comer por muito tempo, acaba chegando ansioso(a) e alvoroçado(a) à próxima refeição, fazendo com que haja algum descontrole no seu comportamento, o que pode, quase sempre, levar a uma hiperalimentação. Você simplesmente come mais do que devia por simples e instintivo desespero. Alimentar-se a cada 2 ou 3 horas ajuda a evitar este tipo de armadilha e te ajuda a manter-se na dieta a que se proponha.

3. Não vá ao mercado com fome
Alimente-se antes de ir comprar alimentos. Quando você vai ao mercado com fome, tende a ser seduzido(a) mais facilmente por guloseimas proibidas e a comprar quantidades maiores de alimentos. Além disso, você termina as compras hiperestimulado(a) a comer e, quase sempre, acaba se excedendo logo depois, em uma lanchonete ou em casa.

4. Durma o bastante e bem
O bom sono é uma das chaves para emagrecer e manter boa forma e boa saúde. Durante o sono ocorrem diversos processos de reparação e regulação em nosso corpo que são de importância vital para o metabolismo funcionar corretamente e a nosso favor. Uma boa noite de sono também garante um dia mais ativo e mais propenso ao dinamismo necessário para praticar exercícios e manter-se fiel a uma dieta. Dê uma lida no post Quer emagrecer? Durma!

5. Dê ênfase à musculação
Está bem sedimentada já a idéia de que esta é a melhor atitude atlética para perder gordura. Exercícios resistidos executados corretamente, sob a tutela de um profissional capacitado, são a melhora maneira de gerar um consumo eficiente e duradouro de gorduras e te ajudar a ficar em forma.

6. Fique de olho na barriga
Mais importante do que seu peso é o tamanho da pança! A gordura que realmente causa males à saúde é a gordura visceral, que fica atrás da sua parede abdominal. Se seu peso está aparentemente OK, mas o bucho tá volumoso, sua saúde não está sendo garantida. Tira o olho da balança e foca no cinto, na calça, na blusa... Vai checar agora o post "Meu peso ideal é X quilos - taxativamente" e o post PELAMORDEDEUS, pare de se pesar!

7. Programe-se
O planejamento é fundamental para o sucesso de um programa de perda de gordura ou manutenção da forma física. O primeiro passo não é comprar aquele tênis caríssimo, nem muito menos comprar uma balança pra ter no banheiro (evite MUITO fazer isso). A primeira coisa a fazer é se cercar de informações e profissionais experientes e capacitados a te ajudar. Juntando tudo isso, o planejamento é gerado e deve ser seguido, garantindo os resultados. Dá uma lida em Quero emagrecer rápido!Se prepare para o verão... LOGO! e O Sucesso na Dieta: Modelando Circunstâncias

8. Use a ajuda profissional
Esta é a dica mais importante. Não fique tentando fazer as coisas sozinho(a). Existem muitos profissionais que dedicam boa parte do seu tempo e energia aos temas necessários para te ajudar a obter sucesso em um processo de emagrecimento / manutenção da forma. Use o serviço deles! Faça um investimento em sua saúde e seu futuro! Aproveite pra saber mais de nós no post Nasce Sallus - Saúde Integrada.

Pois é isso. Este post serve pra você refletir sobre o tema e pensar em como começar a lutar por seu objetivo de ficar em forma. É bom esteticamente e é bom pra sua saúde, principalmente.

Pense.

Planeje.


Execute!