sexta-feira, 5 de setembro de 2014

7 dicas infalíveis para combater a ansiedade



Olá, 

Chegou a hora de mais um texto da série "7 dicas infalíveis". Que tal aprender, desta vez, a reduzir a ansiedade?

Vamos lá, seguem aí 7 dicas para você colocar em prática!

1. DESCATASTROFIZAÇÃO: nossa, que palavra feia né? Mas precisamos dela diariamente! A maior parte das pessoas sente ansiedade por ter pensamentos recorrentes associados às catástrofes na própria vida ou medo que algo de ruim aconteça ou alguma situação desfavorável permaneça. Contudo é preciso que lembremos que adversidades sempre existirão e que um nada é o fim do mundo. Por pior que seja uma situação, um problema ou a sua insatisfação lembre-se que você sempre pode dar a volta por cima e que você sempre pode modificar positivamente a sua realidade! Livre-se dos pensamentos catastróficos e firme-se no que há de bom. A primeira dica para combater a ansiedade começa no treino mental para que isso aconteça!

2. Faça respirações profundas: com respirações pausadas e profundas, podemos oxigenar melhor nosso cérebro, relaxar tensões e aquietar nosso pensamento. Respire profundamente por 10 vezes toda vez que se sentir ansioso e busque não pensar em nada, apenas foque no movimento do ar entrando e saindo do seu corpo.

3. Consuma alimentos que combatem a ansiedade: frutas cítricas (possuem vitamina C), banana, espinafre, chá de camomila, erva doce, cacau em pó, canela, grão de bico, açafrão e chá de lavanda, por exemplo, podem diminuir a ansiedade e melhorar a sensação de bem estar!

4. Evite alimentos que aumentam a ansiedade: cafeína, chá verde, bebidas alcoólicas, açúcar e aditivos químicos podem acelerar o corpo, aumentar a ansiedade para quem já tem predisposição a ela e tirar o foco. Evite-os se você for uma pessoa ansiosa.

5. Pratique exercícios físicos: quando fazemos atividades físicas, há a liberação de neurotransmissores que reduzem a ansiedade. Portanto, reserve um tempo e não deixe de praticar seus exercícios com regularidade.

6. Adquira mais inteligência emocional: aprenda a lidar com o stress e com as suas emoções, pois ele é um dos maiores agravantes e o palco onde se instala a ansiedade. Identifique o que é imaginação, o que é emoção e tente racionalizar os fatos, colocando cada evento em seu devido lugar. Programe-se, organize-se e planeje-se. Silencie o que te atrapalha e ponha fogo nas ações e pensamentos que te geram resultados positivos. Por fim, não deixe que suas emoções afetem negativamente o seu bem estar! Lembre-se que nada é pra já e que as melhores coisas acontecem para quem semeia e sabe esperar.

7. Exponha-se ao objeto da sua ansiedade ou elimine-o de vez: se há algo que te gera pânico ou ansiedade, quebre seu medo enfrentando o problema, ou corte-o de vez da sua vida. Por exemplo, se você tem medo de balança, ou suba todo dia e veja seu peso sem ter medo disso, ou tire a balança de vez da sua casa. Só não fique olhando para ela todo dia e deixando que ela te perturbe, entendeu? Atitudes firmes e assertivas fazem com que aprendamos a dizer sim ou não, fazem com aprendamos a guiar melhor nossas escolhas e reduzem nossa ansiedade pela tomada de decisão.

Você está gostando das dicas? Espero que sim! Sua avaliação é muito importante e saiba que conto com ela.

Nutricionista Isis Moreira