segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Creatina...




Segue este texto muito interessante, elaborado pelo Dr. Turíbio, sobre a Creatina (suplemento composto pelos aminoácidos arginina, glicina e metionina - muito utilizado por atletas de diversas modalidades e praticantes de musculação) e seus benefícios para o idoso.

  “A CREATINA E O IDOSO”

A creatina é um suplemento nutricional que ainda hoje causa muitas dúvidas sobre seu consumo. Parte destas dúvidas e até um certo receio foram causadas pelo fato da creatina ter sido proibida pela ANVISA durante um período. Na verdade nunca ficou esclarecida a razão desta proibição, pois na literatura científica nunca existiu nenhum estudo que relatasse qualquer risco do seu consumo, desde que se respeitasse a dose recomendada.

Dentre os vários cientistas que estudaram este suplemento, um professor americano merece destaque. Trata-se do professor Melvin Willians, que para muitos é considerado o “pai da creatina”, em função do grande número de estudos que publicou sobre este suplemento.

O professor Melvin esteve no Brasil mais de uma vez, e recentemente veio proferir palestras sobre creatina a nosso convite. Ele, com 77 anos de idade, além de um cientista de renome é um corredor de maratonas e acumula na carreira esportiva um número impressionante de provas completadas. Para se ter uma ideia, ele é conhecido nos Estados Unidos como “a lenda” em função do seu currículo como corredor.

Nas suas palestras sobre creatina ele faz questão de enfatizar uma indicação fundamental para este suplemento. Baseado em inúmeros estudos científicos, a creatina é um suplemento de grande valia também para o idoso. A indicação é um consumo diário de 3 gramas, e a recomendação de associar o suplemento com exercícios com pesos.

O benefício da creatina é o de aumentar a síntese de proteínas musculares, o que para o idoso terá um benefício ainda mais importante. Certamente o indivíduo idoso tem na perda de massa muscular o fator mais importante no comprometimento de autonomia, maior risco de quedas e perda de qualidade de vida.

Fonte: drturibio.com
*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.