quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Contra-ataque a falta de energia....


Uma queixa muito comum nos pacientes que atendo, é a falta de energia, cansaço no final do dia, o que na maioria das vezes é um convite ao consumo de besteiras e se torna um empecilho para a prática de exercícios físicos nos indivíduos que só dispõem deste horário para malhar.

As calorias, especialmente na forma de carboidratos, são os responsáveis pelo fornecimento de energia. Escolher alimentos de forma errada e dietas com restrições severas de carboidratos podem te deixar menos disposta para cumprir suas tarefas diárias. Se você pratica algum exercício e não consome algum tipo de carboidrato antes da malhação é muito provável que você esteja perdendo massa muscular, o que contribui ainda mais para sua indisposição.

Mas como nosso corpo é bioquímica pura, de nada adianta se encher de carboidratos e não consumir complexo B, que tem a função de tornar a energia dos alimentos em energia utilizável pelo nosso corpo. Aí você me pergunta: o que contêm complexo B? FIBRAS! Então, para que seu corpo use a energia dos alimentos de forma eficiente, não exclua os carboidratos da sua vida, faça trocas inteligentes como trocar o pão francês pelo integral, biscoitos simples por integrais e por cookies ricos em fibras, arroz branco pelo integral, cereais matinais por granola. Estas trocas vão enriquecer seu cardápio com fibras e fornecer a energia necessária para você manter o pique no dia-a-dia.

Outra dica de ouro é nunca, jamais pular nenhuma refeição, principalmente o café da manhã, aí não tem corpo que tenha pique suficientes para aguentar um dia inteiro de trabalho. Agora, se você caprichar nesta refeição incluindo fibras e alimentos ricos em vitaminas e minerais como frutas e sucos, com certeza você irá melhorar sua eficiência metabólica e começar seu dia com o pé direito e espantando o cansaço já no começo do dia.

Já os lanchinhos no meio da manhã e da tarde são fundamentais para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis evitando a famosa hipoglicemia que acaba com ânimo de qualquer um. Nestas refeições procure combinar frutas e fibras para que a energia seja liberada de forma gradual, desta forma sua disposição aumenta.

Alimente-se bem, consuma alimentos ricos em fibras, fracione suas refeições e melhore sua disposição e rendimento durante o dia!










*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.