segunda-feira, 29 de junho de 2015

É NECESSÁRIO REALIZAR EXERCÍCIOS AERÓBIOS ANTES DA MUSCULAÇÃO COMO FORMA DE AQUECIMENTO


O aquecimento tem como função preparar o organismo para receber estímulos de moderada, média ou alta intensidade. Os exercícios aeróbios são comumente realizados para este fim, pois elevam a temperatura corporal, a frequência cardíaca e frequência respiratória gradativamente, otimizando a chegada de oxigênio e nutrientes nos músculos.
Quanto tempo de exercício aeróbio é necessário para aquecer nosso organismo sem comprometer o desempenho nos treinos de musculação?
ü  5 minutos de caminhada, corrida, bicicleta ou qualquer outro exercício aeróbio é capaz de aquecer o organismo (com exceção de lugares MUITO FRIOS que recomento 10 a 15 minutos).
ü  Em lugares mais quentes, não haverá necessidade de realizar exercícios aeróbios, já que o ideal é utilizar a energia para a MUSCULAÇÃO, evitando desgastes em treinos aeróbios ou aulas coletivas antes do treino com pesos, já que a força e resistência muscular poderão ser comprometidas.
ü  MAIS IMPORTANTE DO QUE AQUECIMENTO COM EXERCÍCIOS AERÓBIOS É O AQUECIMENTO MÚSCULO-ARTICULAR: Aquecer os músculos e articulações evita lesões e aumenta o fluxo sanguíneo no grupo muscular a ser treinado. Minha recomendação é em cada exercício realizar 1x20 repetições com carga moderada, descansar 20", aumentar levemente a carga e realizar 1x15 repetições. Nada de realizar esforços até a falha muscular no aquecimento!

ü  Quem tiver o foco no emagrecimento IDEM! A preservação da massa magra deverá sempre ser o objetivo principal, já que a mesma é a nossa principal “queimadora” de gordura, como explicado em posts anteriores.

COMO E QUANDO REALIZAR TREINOS AERÓBIOS PARALELAMENTE A MUSCULAÇÃO?
Os treinos aeróbios poderão ser realizados em outro turno (acima de 30 min) ou depois da musculação (15 a 30 min no máximo) como estratégia para otimizar a queima de gordura. Treinos aeróbios extremamente longos (acima de 60 minutos), recomendo que sejam realizados em outro dia.
É muito importante que o tempo total de treino não ultrapasse 60-80 minutos consecutivos para evitar a liberação de hormônios catabólicos (que geram perda de massa muscular e preservação da gordura). Esta condição negativa do exercício ocorre devido ao elevado grau de estresse que o excesso de treino gera no organismo.
Seguindo estas recomendações, o desempenho durante o treino de musculação será otimizado, as chances de lesões diminuídas e consequentemente, os resultados serão mais satisfatórios.
Excelente semana de treinos a todos!
Profa. Esp. Paula Fortes CREF 014132/G-RJ
personalpaulafortes.wix.com/treinoesaude