sexta-feira, 15 de abril de 2016

Academia cheia e máquinas com filas

Pessoal, este é um fato que acontece especialmente nos horários nobres das academias, normalmente de 7:00 as 09:30 e 17:00 as 21:00hs.


Desta forma, nada melhor do que treinar de forma mais objetiva e que não necessite das máquinas para todos os exercícios, substituindo-as por barras e halteres. Os supinos, leg press, pulley alto, cadeira extensora e smith machine são os campeões da disputa.
Seguem alguns exemplos e justificativas plausíveis para que sejam substituídos por barras e halteres:

1- Barras e halteres se adequam a sua posição corporal e de suas articulações, favorecendo o encaixe articular. Já nas máquinas, as articulações que devem se ajustar as mesmas, gerando desconfortos em muitos praticantes que nem são portadores de lesões, mas que muitas vezes, por imprudência e falta de atenção do professor, passa a ser..

2- Ótima solução e independência para quem só tiver disponibilidade para treinar em horários nobres.


3- Os exercícios mais intensos e eficientes, podem ser facilmente trabalhado sem máquinas tais como: agachamentos diversos, levantamento terra, passadas, afundos, crucifixos, supinos com halteres, remadas curvadas, desenvolvimentos, rosca bíceps, rosca tríceps, possibilitando assim, exercícios para todos os segmentos corporais.


4- Os exercícios com halteres possibilitam trabalhar de forma unilateral, propiciando melhora da força e equilíbrio muscular entre cada membro (braços e pernas).


5- Exercícios com halteres e barras favorecem os praticantes de elevado volume corporal e/ou estatura, ou mesmo quem for de baixa estatura. Exemplos: atletas de basquete (se sentem desconfortáveis em máquinas que não foram fabricadas com ajustes adequados a pessoas muito altas), fisiculturistas (estrutura muito larga e forte, e muitas vezes os encostos e assentos são pequenos), pessoas com alguma deficiência (nanismo, deficiência em algum membro...), já que as máquinas na maioria das vezes são bilaterais e fabricadas para atender pessoas de estatura média de 1.60 a 1.80m.


Outra solução que gosto muito de utilizar, é manipular o intervalo entre as séries e o número das mesmas, possibilitando assim, realizar o exercício de forma mais rápida, sem precisar se ausentar da máquina e “perder” o lugar. Exemplo: Cadeira extensora: 2x  10 repetições + 10 segundos + 10 repetições, descanse 30”.  Ou 4x8 a 10 com intervalos de 10”


De acordo com as necessidades individuais (objetivo, disponibilidade, histórico de saúde e atividade física, etc...), o professor da sua academia deverá elaborar o melhor e mais adequado planejamento possível para te atender e te motivar.


DÚVIDAS / CONSULTORIA ONLINE
personalpaulafortes.wix.com/treinoesaude


Abraços,


Profa. Esp. Paula Fortes
Esp. em Musculação e Personal Trainer
Esp. em Nutrição: Obesidade e Emagrecimento