segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Emagrecimento - O que é melhor? Exercícios aeróbios ou Musculação?

Emagrecimento é a diminuição do % de gordura, através da utilização da mesma como fonte de energia.

A balança é uma das formas mais utilizadas para controlar o emagrecimento, porém não é a melhor nem tampouco a única. As roupas, o espelho, fotos e avaliações são as formas mais seguras para termos como referência.

O melhor caminho para emagrecer é otimizar o gasto calórico diário de forma saudável através de 3 elementos:
1- GASTO CALÓRICO BASAL (equivale a 50-70% das calorias gastas durante 24hs): Calorias utilizadas em repouso para as funções vitais (funcionamento dos órgãos e células em geral). Quanto MAIS MÚSCULOS, MAIOR ESTE GASTO. Portanto a musculação é MUITO bem vinda!

2- EFEITO TERMOGÊNICO DOS ALIMENTOS (equivale a 10 a 20% das calorias gastas em 24hs):
Calorias gastas na digestão dos alimentos. PROTEÍNAS DÃO "MAIS TRABALHO" PARA SEREM DIGERIDAS. PORTANTO GERAM MAIOR GASTO CALÓRICO. Alguns alimentos também colaboram para aumentar este efeito, tais como: café, canela, pimenta, gengibre, chá verde e curry. Busque orientação para que sua alimentação seja a mais adequada para o seu caso.

3- CALORIAS GASTAS DURANTE O EXERCÍCIO (equivale a 10-20% das calorias gastas em 24hs):
EXERCÍCIOS INTENSOS GERAM MAIOR GASTO CALÓRICO DURANTE E APÓS O TREINO. A musculação e aeróbios intervalados geram maior esforço. Aeróbio contínuo não acelera o metabolismo. PORTANTO, MUSCULAÇÃO + AERÓBIO INTERVALADO SÃO MAIS INDICADOS.

E o aeróbio contínuo? E em jejum?
São protocolos utilizados comumente por atletas e indivíduos que estão em dieta restrita há um bom tempo e não podem desperdiçar energia com outros exercícios intensos além da musculação e estão se poupando para suportar as cargas.
Indivíduos iniciantes ou lesionados também podem complementar o treino de musculação com aeróbio contínuo por ser mais seguro. O tempo e frequência semanal deverão ser indicados pelo professor de acordo com cada caso.
Já uma pessoa com % de gordura elevado não obterá êxitos apenas com exercícios aeróbios. Assim, o ideal é seguir um planejamento personalizado de treinos de musculação e alimentação, utilizando os aeróbios apenas como complemento.

Abraços,