quinta-feira, 16 de julho de 2015

AGACHAMENTO E LESÕES NOS JOELHOS


O agachamento ainda é visto por muitos leigos e até mesmo por especialistas como um exercício perigoso para as articulações, em especial joelhos e coluna vertebral. Mas o que tenho vistonos meus alunos, inclusive noslesionados, é o OPOSTO. Todos que realizam tanto AGACHAMENTOS, como MUSCULAÇÃO, seguindo a progressão correta de exercícios e com REGULARIDADE, tem obtido excelentes resultados como também a RECUPERAÇÃO DE TODAS AS LESÕES.
Como em toda atividade física, nós educadores físicos devemos seguir um progressão pedagógica, preparar músculos e articulações dos praticantes para que o sucesso seja obtido. Qualquer exercício sem orientação ou “copiado” dos amigos, da internet, sem a devida preparação, poderá levar a um quadro de lesão, e não somente o agachamento.
A seguir, um artigo muito interessante do educador físico Marcello Paiva(Idealizador e criador do #30tododia), que comprova os benefícios do Agachamento e que o mesmo NÃO PROVOCA LESÕES NOS JOELHOS.
Agachamento profundo não causa lesão no joelho
Segurança do joelho em Agachamentos Profundos.
Um trabalho extremamente relevante publicado no Sports medicine, publicadopor Hartmamn et al. embasa esta prática como segura.
O autor analisou 164 artigos sobre agachamentos publicados entre março de 2011 e janeiro de 2013, e concluiu ser infundada a ideia do agachamento profundo possa causar mazelas ao joelho.
Trabalhos antigos como o de Escamillaet al (2001) já demonstravam que Agachamentos num ângulo de 110 graus eram seguros e o autor não recomendava ângulos ainda maiores, pois concluiu que a pressão patelofemoral aumentava significativamente.
Porém está pressão não estava relacionada a lesões, apenas era maior.
Escamilla analisou apenas a pressão patelar e não levou em consideração a participação dos músculos posteriores de coxa.
Esear et al (1997) já tinha demonstrado que quanto mais fundo, maior a contração do posterior de coxa.
Essa co-ativação e (quadríceps e posterior de coxa, ativados ao mesmo tempo) estabiliza o joelho. Além de que quanto mais profundo, maior o contato articular entre a patela e o côndilo do fêmur (maior área de contato,menorpressão patelo -femoral).
Conclusão do especialista
Logo é infundada a ideia de lesões na articulação, não havendo publicação acadêmica de causa e efeito, ou seja que uma maior pressão causaria lesões.
O trabalho recente de Hartmamn, envolvendo o número enorme de estudos e participantes, acabou com o mito de Agachamento profundo poderia gerar lesões no joelho.
Referências
1-Analysis 
of the load on the knee jointand vertebral column with changes insquatting depth and weightload.Hartmann H1, Wirth K, KlusemannM.
Sports Med. 2013 Oct;43(10):993-1008.
doi: 10.1007/s40279-013-0073-6.
2-Knee biomechanics of the dynamicsquat exercise.
Review article
Escamilla RF. Med Sci Sports Exerc. 2001.
Fonte: www.30tododia.com.br
Então pessoal, vamos agachar? É um exercício completo, pois fortalece a coxa, glúteos, panturrilhas, costas, ajuda a melhorar a postura, a elevar o gasto calórico pela sua complexidade e ainda aumenta a liberação de hormônios anabólicos!
Abraços
Profa. Esp. Paula Fortes CREF 014132/G-RJ personalpaulafortes.wix.com/treinoesaude