terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Entenda o MITO que "hormônio causa câncer"

#MITOS sobre #HORMONIOS

Já ouviram aquela estória errada de que "hormônios causam #cancer"?
Sabe de onde ela vem?

Resumidamente:

Era uma vez, muitas décadas atrás, alguns "gênios" que resolveram dar para mulheres hormônios de éguas para ver se o resultado era bom... Como mulheres não são éguas (nem cavalos), o brilhante "experimento" deu errado (foram causados, cancer, #infartos, #derrames, #tromboses, etc) e o aprendizado que a maioria tirou disto foi de que "hormônios causam câncer" quando, na verdade, deveriam ter ficado a lição que "hormônios de égua em mulheres causam câncer e muitas outras porcarias. Curiosamente, estes hormônios-de-égua continuam nas prateleiras de muitas farmácias e ainda há médicos indicando... Cuidado!

Era uma vez, pouco mais de uma década atrás, outros "gênios" que resolveram usar hormônios parecidos (mas não iguais) com os "originais" novamente em mulheres com carências hormonais e "ver no que dava" (WHI). O problema é que uma chave só parecida não abre uma fechadura, concordam? Resultado: os mesmos problemas citados acima, incluindo cancer! Aí os mais incautos já concluíram algo como: "Viu? Não disse? Hormônios causam câncer"! MAS, na realidade, o ensinamento que deveria ter sido aprendido é que hormônios que não sejam isomoleculares ou bioidênticos (ou seja, de mesma estrutura molecular que os "originais" que pretende-se repor/modula) podem causar problemas!

Ficou claro agora?

Nem todo mundo precisa de hormônios MAS, quem precisa, pode beneficiar-se muito do seu uso racional. Entenda melhor aqui e quebre mitos na sua cabeça e vida! Mitos que podem estar evitando que você leve uma vida MELHOR:

http://www.icaro.med.br/artigos/hormoniosreceptores-modulacao-equilibrio.html/

http://www.icaro.med.br/artigos/hormonios-nao-causam-cancer-dizem-ai-leia-entenda.html/

https://www.youtube.com/watch?v=cYhdJMAu__A



* Sobre "O que causa #cancer":

Quando você ouvir que as substâncias X, ou Y ou Z "causam câncer", ENTENDA o que é câncer (um desequilíbrio do próprio organismo, onde ele mesmo começa a degenerar - http://www.icaro.med.br/artigos/comentarios-cancer.html/ ) e verá que qualquer substância pode causar câncer no ser humano, se em excesso, usada erradamente ou utilizada em alguém hipersenssível. Ou seja, leia as bulas dos remédios que você tanto confia por aí e verá que muitas contém as informações, verdadeiras, de que aquele produto pode causar câncer (como tudo pode, já que câncer é uma doença multifatorial) - isto só não é alardeado por aí.
Por exemplo, em mais de 15 anos de Medicina, digo-lhes que NUNCA vi alguém com realmente BONS hábitos de vida ter câncer... Por que será? E só vejo realmente curar-se dele quem melhora estes hábitos, de verdade (ou acaba desenvolvendo outro câncer ou outra doença grave, "rapidamente").