domingo, 1 de fevereiro de 2015

COMO REALIZAR O AGACHAMENTO DE FORMA SEGURA





Aquecimento: Tal como acontece com qualquer sessão de treino com pesos, é absolutamente necessário realizar uma breve sessão de aquecimento, mesmo que as cargas a levantar durante o treino sejam relativamente leves.

Preparação: Antes de pensar sequer em começar a carregar a barra, prepare e ajuste os suportes de segurança do suporte de agachamento ou da máquina (Smith Machine) que vai usar.
O agachamento é um exercício potencialmente perigoso e caso alguma coisa corra mal, você irá precisar de ter os suportes de segurança posicionados na altura e na posição certa para poder pousar a barra em caso de emergência.

Não se incline para a frente: Este é um dos erros mais comuns. Ao inclinar o tronco demasiado para a frente, irá desviar uma grande parte da tensão das coxas e dos quadris para a zona lombar.
É um fato que a realização do agachamento clássico, com o peso apoiado ao redor dos ombros, aumenta as forças compressivas na espinha dorsal. A manutenção de uma postura ereta durante este exercício, ajuda a distribuir essas forças de maneira uniforme.
De maneira a reduzir as forças de compressão e de cisalhamento, o/a atleta deverá ter a flexibilidade necessária nos joelhos, ancas e coluna vertebral, para conseguir manter uma postura ereta durante o agachamento 
Evite as cargas excessivas: O principal motivo pelo qual os atletas inclinam o tronco demasiado para a frente é devido ao uso de cargas demasiado elevadas para as suas possibilidades.
Isto faz com que essas pessoas percam a capacidade de realizar o agachamento com a forma técnica adequada e sujeita-as a um maior risco de lesões.
Não desça demasiado: Geralmente recomenda-se a realização do agachamento apenas até ao ponto em que a parte superior das coxas estejam paralelas ao chão.
Apenas os indivíduos com um elevado grau de flexibilidade ao nível das ancas, joelhos e tornozelos, e que portanto, são capazes de manter as costas retas ao longo de todo o movimento, podem realizar o agachamento profunda com relativa segurança.

Respiração: Inspire fundo durante o movimento de descida, sustenha a respiração (manobra de valsalva) enquanto sobe durante o movimento de subida, a partir da parte mais inferior do movimento, e expire assim que estiver a aproximar-se da parte mais superior do movimento.
A manobra de valsalva irá ajudar a aumentar a pressão intra-abdominal e a aumentar a estabilidade da coluna vertebral.
Fortaleça o tronco: É essencial possuir uma estrutura muscular forte ao nível da parte medial e superior do tronco, especialmente dos músculos abdominais e lombares, de forma a proteger e estabilizar a espinha dorsal durante o movimento do agachamento.

Pare antes da falha: Por motivos de segurança, o agachamento é um exercício que nunca deve ser realizado até à falha concêntrica. Pare sempre a série enquanto você ainda consegue manter o mínimo de controlo da musculatura das pernas e da barra.

Use a forma técnica adequada:

§  Coloque os pés aproximadamente à largura dos ombros.
§  Desça e suba o peso sempre de forma lenta, deliberada e controlada.
§  Inspire fundo durante o movimento de descida.
§  Expire após o grande esforço de subida.
§  Evite usar o efeito rebote na parte inferior do movimento.
§  Mantenha sempre uma postura de lordose normal, com a espinha erecta.
§  Desça até ao ponto em que as suas coxas estejam alinhadas com o chão.
§  Mantenha os pés sempre em contacto com o chão.
§  Considere a fadiga como sendo um factor de risco no agachamento.
§  Mantenha a forma adequada em todas as circunstâncias, ou pare de realizar o exercício.


Prof. Wladimir Luna 
Especialista em Treinamento Funcional CORE 360°
Professor Treinamento Funcional, na rede de Academias Runway DF
Twitter: @wlad_personal
Facebook: wladimir Luna
Instagram: @WladimirLuna