quarta-feira, 11 de maio de 2011

10 dicas para você renovar sua vida e obter Saúde de verdade (e mantê-la!)



Um dos maiores seres humanos que tive o prazer de conhecer (infelizmente, não de forma presencial), com muita propriedade deixou-nos vários ensinamentos mas este, em especial, é muito belo e útil: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." (Chico Xavier)

Por isso, reproduzo aqui o texto que elaborei para o começo deste ano de 2011, atendendo a pedidos pelo Twitter (@qualidade_vida) , com minhas 10 sugestões de resoluções em Saúde para o Ano Novo; afinal, nunca é tarde para aprendermos a viver melhor, não é? E ninguém precisa necessariamente esperar uma Segunda-feira ou mesmo Réveillon para isto.

1 - Mude, melhore seu HÁBITOS DE VIDA, tornando-os mais SAUDÁVEIS. Pouco adianta excelentes remédios/tratamentos se você não faz a sua parte.
Para isso, recomendo a todos que acessem estes links, que mostram bem quais são estes hábitos de vida tão FUNDAMENTAIS:
http://www.icaro.med.br/category/viver-o-que-e-necessario/
http://ligadasaude.blogspot.com/2011/05/por-que-cuidar-melhor-da-sua-saude.html

2 - PLANEJE-SE. Na vida, só quem tem sucesso sem planejamento, em qualquer coisa, é quem tem ou teve MUITA sorte (ou alguma herança).
Mesmo quem teve muita sorte (ou herança), se não PLANEJAR bem como gastar seu TEMPO/ENERGIAS, acaba perdendo o que tem/ganhou. ORGANIZE-SE!

3 - Tenha um pouco de PACIÊNCIA e não espere resultados "da noite para o dia": a maioria dos resultados naturais e saudáveis, leva um tempinho.
Afinal, o que você levou anos para construir (bom ou ruim), possivelmente seu corpo e mente também levarão bom tempo para adaptar ou consertar.

4 - Tenha força de vontade e perseverança: mudar hábitos de vida em Saúde não é algo fácil que se consiga totalmente de uma hora pra outra.
Mas se você nem tentar, não insistir e não acreditar no seu potencial, que vai conseguir, a "batalha" pela sua melhoria já começa "perdida".

5 - Reduza açúcares, café, álcool, cigarros, refrigerantes, gorduras saturadas, Sol excessivo e tudo mais que possa intoxicar seu organismo.

6 - Não confie sua SAÚDE exclusivamente a remédios/tratamentos em geral: assim que acabarem, se a causa não foi tratada, voltarão as doenças.

7 - Procure médicos, nutricionistas, psicólogos, etc (enfim,profissionais de saúde) para acompanhá-lo que entendam do que fazem e te escutem.
Não se esqueça que há muitos "picaretas bons de lábia" e muitos "experts" que sequer tiram tempo para ouvir o paciente ou mesmo olhar p/ele.
Em todas as áreas na saúde, há muitos que têm muito conhecimento mas pouca real HUMANIDADE: como tratar sem legítimo cuidado com o SER HUMANO?

8 - Coma bem mais alimentos funcionais, ou seja, aqueles que não só nutrem mas também ajudam a prevenir e mesmo curar doenças.
EXCELENTES exemplos de alimentos funcionais: Aveia, Linhaça, maçã, açafrão, alecrim, orégano, peixes, azeite de oliva extra-virgem, quinua, soja, castanhas, folhas verde-escuras.

9 - NUNCA tome suplementos ou medicamentos sem orientação médica (ou e nutricionista capacitado): muitos deles e suas associações, quando inadequados, podem fazer muito MAL.

10 - Dinheiro gasto com a sua SAÚDE, para prevenção (principalmente), exames e tratamentos (quando necessários) não está sendo "jogado fora".
Confúcio já dizia que há homens que gastam sua saúde para terem dinheiro e depois, DOENTES, gastam MUITO mais para tentarem recuperar a SAÚDE.
Pense bem se não é o seu caso... Você economiza para viagens, carros, acessórios, diversão, etc. E como age com gastos para ter e manter saúde?

Enfim, invista realmente em você: sem saúde você pode até estar vivo mas como poderá correr atrás dos seus objetivos e realizar seus sonhos? Pense nisso, porque se você finge que cuida da sua saúde, também terá que todos os dias fingir que se sente bem e capaz, sem resultados reais. Vale a pena?

Um abraço

Ícaro Alves Alcântara
Twitter: @qualidade_vida