quinta-feira, 5 de maio de 2011

Síndrome Pré-menstrual – O que fazer para reduzir os sintomas?



Síndrome Pré-menstrual – O que fazer para reduzir os sintomas?

“Síndrome pré-menstrual” é um termo que abrange uma gama de sintomas emocionais, comportamentais, cognitivos e físicos que ocorrem por vários dias antes da menstruação e diminuem após o período menstrual.

O quadro clínico mais comum engloba irritabilidade e/ou depressão, tensão nervosa associadas com cansaço e cefaléia ou dores nas mamas, pernas, abdômen e costas, com duração de 3 a 7 dias. Outros sintomas incluem: ganho de peso, dores abdominais, edemas de extremidade e mastalgia, aumento de apetite, desejo por doces, tremores e palpitação, insônia, choro fácil, esquecimento e confusão mental.

“Nessa fase, coitado dos pais, maridos, namorados, tico-tico no fubá! E aí deles se ainda reclamarem de nós mulheres... rsrsrs.”

Mas porque as mulheres sentem tanta vontade de doces e guloseimas nesse período?

Pois bem, diversas teorias têm sido propostas para explicar as causas das síndromes pré-menstruais. A teoria mais atual indica que tais síndromes são causadas por alterações no ciclo normal dos esteróides ovarianos, já que os mesmos influenciam a ação dos neurotransmissores centrais, como a serotonina. Esse neurotransmissor desempenha funções como a liberação de alguns hormônios, regulação do sono, do apetite e do humor.

Calma, seu caso tem solução...

O melhor a fazer minha “amiga” é procurar aumentar o consumo dos alimentos que são seus “amigos” e aprender a conviver com eles, não somente no período pré-menstrual, mas sim durante sua rotina alimentar diária, e “sem reclamar”!

Tratamento Alimentar:
Aumente a ingestão de alimentos ricos em cálcio, vitamina E, ácidos graxos, magnésio e vitamina B6, como a banana, soja, leite, queijo, germe de trigo, aveia, batata, nozes, castanhas, azeite de oliva, óleo linhaça, salmão, atum, lentilha, couve, arroz integral, couve-flor, brócolis, folhas verdes escuras e cereais integrais.

Sempre prefira o consumo de carboidratos complexos no lugar dos simples, pois o maior consumo de carboidratos simples leva ao inchaço, distúrbios de humor, fadiga e menor concentração de triptofano. O triptofano aumenta a produção de serotonina.

E ainda, deve-se diminuir a ingestão de sal, açúcar, cafeína, produtos lácteos e álcool os quais podem aumentar a retenção de líquidos, irritabilidade e cólicas.

A suplementação é indicada quando não for possível somente com os alimentos funcionais e alimentação equilibrada, controlar os sintomas. Procure um nutricionista ou médico especializado para que ele possa te ajudar.

Seja FORTE e siga essas dicas:

•Lembre-se de que a comida não domina você, e sim você domina sua comida.

•MASTIGUE os alimentos, mil vezes se preciso, e observar o que está sendo consumido para não colocar tudo a perder nessa fase.

•Preste atenção no gosto, na textura dos alimentos, esqueça a televisão e outras coisas que te tire a concentração da mastigação. Faça isso e você verá que é prazeroso saborear e não devorar os alimentos.

Você NÃO está com fome, se CONTROLE ou colocará toda a sua dieta a perder!

Juliana Pansardi é nutricionista clínica, esportiva, ortomolecular, habilitada em medicina Integrada.