sexta-feira, 27 de maio de 2011

CAFEÍNA X ATIVIDADE FÍSICA


A cafeína é um composto químico classificado como alcalóide, pertencente ao grupo das xantinas. Atua sobre o sistema nervoso central e aumenta a produção de suco gástrico, decorrente da alteração metabólica ocasionada. Devido ao estímulo do sistema nervoso central, ela favorece o estado de alerta aumentando a atenção mental, a concentração, melhoria do humor e diminuição da fadiga.

O café é sem dúvida nenhuma a bebida mais consumida do mundo, porém a cafeína também é encontrada em outras bebidas em proporções menores, tais como bebidas contendo cacau, cola, chocolate, além do chá e de alguns remédios do tipo analgésico ou contra gripes. Por estar presente em mais de 60 espécies de plantas do mundo, temos atualmente uma grande diversidades de produtos contendo este composto.

A cafeína atravessa a barreira hemato-encefálica, tendo uma série de efeitos neurobiológicos e em doses maiores que o consumido normalmente, provoca inibição das fosfodiesterases e aumento do cálcio, além de ser antagonista competidor dos receptores de adenosina (substância responsável de avisá-lo quando é hora de parar), atuando nesses receptores em áreas muito variadas, tal como na circulação periférica do corpo todo e no córtex cerebral, responsável pelos efeitos estimulantes.

E na atividade física, onde se aplica?

Atualmente, muitos estudos afirmam que a utilização da cafeína é positiva para melhora de performance da atividade física de curta e de longa duração por diminuir a fadiga, aumentar o tempo de exercício, o pico de potência, melhora de glicogênio muscular e diminuição da percepção de esforço.

Devido a esses efeitos ergogênicos, o café ou produtos à base de cafeína (existem cada vez mais opções no mercado) na forma de suplementos para praticantes de atividade física, tem sido cada vez mais utilizados e procurados, porém, é necessário o consumo de maneira correta e supervisionada, pois o seu alto consumo pode ser responsável pelo aumento do Cortisol (hormônio do estresse) e diminuição do Gh (hormônio do crescimento) o que, para quem tem objetivo de ganho de massa muscular, o efeito pode ser contrário. Alguns estudos mostram ainda a relação da cafeína com o aumento da pressão arterial e gastrite. Se esse é o seu caso, consulte um profissional especializado para avaliar o seu caso.

Fica a dica: uma xícara de café ou chá verde antes da corrida ou atividades de força, é sempre bem vindo, mas evite ingerir após às 17 horas para que os benefícios sejam bem assimilados, respeitando sempre a fisiologia e funcionamento ótimo, principalmente dos seus hormônios.

Mas e os suplementos a base de cafeína? Nesse caso, o melhor a fazer é procurar o profissional especializado para avaliar seu caso, e assim prescrever a dose adequada para você!
Seu corpo (e seus hormônios) agradecem!